Nesta segunda-feira (23) marca o início da Semana Literária de Vitória

Nesta segunda-feira (23) marca o início da Semana Literária de Vitória

A partir da próxima segunda-feira (23) a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim realiza a “Semana Nacional do Livro e da Biblioteca”, em alusão ao Dia da Biblioteca e ao Dia Nacional do Livro, celebrados respectivamente em 23 e 29 de outubro. A programação segue até a sexta-feira (27).

Serão cinco dias com atividades do projeto “Viagem pela Literatura” que incluem contação de histórias, sarau poético, lançamento de livros, encontro com escritores e apresentações teatrais.

“Nosso maior objetivo é incentivar a leitura e a construção do conhecimento por meio da difusão do livro, da informação e do acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais”, declarou a bibliotecária responsável, Elizete Caser.

Atividades

A programação, destinada a crianças, adolescentes, jovens e adultos será realizada em três pontos da cidade: na sede da Biblioteca, no Centro Histórico da capital; no Parque Pianista Manolo Cabral, localizado no bairro Barro Vermelho; e também na sede da Prefeitura de Vitória, no palácio Jerônimo Monteiro, em Bento Ferreira.

Além das atividades, a “Banca Troca de Livros” estará à disposição dos munícipes entre os dias 23 e 27, das 8h30 às 16h30, na Biblioteca.

A iniciativa tem o objetivo de promover a circulação de obras literárias e incentivar o hábito da leitura entre as pessoas por meio da troca gratuita de livros usados por outros títulos ainda não lidos.

Oficinas

A abertura da “Semana Literária de Vitória” será marcada por dois dias de oficinas de contação de histórias nos dias 23 e 24, próxima segunda e terça-feira, respectivamente.

Àqueles que quiserem aprender a navegar em diferentes universos imaginários por meio dos livros serão guiados por Roberto Freitas na oficina “O ofício da palavra falada e escrita” a ser realizada em dois horários nos dois dias: 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30, no Casarão Cerqueira Lima, na sede da Biblioteca.

Sarau poético

Terça-feira (24) é dia de sarau poético “A Procura da Poesia” com Márcia Reis e Betho Penedo, que também lança um livro de sua autoria: “Gauche: A Procura da Poesia 4”, a partir das 19h.

Lançamento de livro e Encontro com o Escritor

O terceiro dia de programação começa com o lançamento do livro “Paletó estampado” de Cláudia Viúva Negra que também recebe o público para uma atividade de contação de histórias às 9h30 na Biblioteca.

À tarde, às 15 horas, o encontro é com a escritora Lívia Corbellari, que recebe o público na Biblioteca para compartilhar das suas experiências no universo literário.

Animais Saltimbancos

Na quinta-feira (26) as atividades saem da Biblioteca, no Centro Histórico de Vitória, para ganhar o espaço do auditório da sede da Prefeitura Municipal no palácio Jerônimo Monteiro.

É lá que crianças da rede pública de ensino poderão assistir, a atividade “Viver o Livro ao Vivo e em Cores” que apresenta dois espetáculos: “Os animais saltimbancos”, com o grupo Dourado Produções e Eventos, pela manhã, a partir das 9h30, e “Para sempre Rapunzel”, com o grupo teatral Gota, Pó e Poeira às 14h30.

Contação de histórias

A programação da “Semana Literária de Vitória” termina na sexta-feira (27) com muita contação de histórias e bate papo.

Pela manhã, às 9h30, Alzira Bossois e Marta Samor, do grupo Chão de Letras, recebem o público para uma contação de histórias na Biblioteca.

No mesmo horário, no Parque Manolo Cabral, no bairro Barro Vermelho, Eliana Zandonade, também do grupo Chão de Letras, realiza outra contação de histórias gratuita.

Encerrando a programação o escritor Rômulo Felippe é o convidado do “Encontro com o Escritor”, às 14h30 na sede da Biblioteca.

Confira os locais das atividades

Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim – Casarão Cerqueira Lima

Rua Muniz Freire, 23 – Cidade Alta – Centro Histórico.

Parque Pianista Manolo Cabral

Rua Dr. Guilherme Serrano – Barro Vermelho.

Palácio Jerônimo Monteiro – Prefeitura Municipal de Vitória

Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 1927, Bento Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Vitória.