Unidos da Piedade faz 66 anos
Tradicional em Vitória, vitoriosa de muitos desfiles, a Unidos da Piedade completa 66 anos de existência em 2021. Sua história de conquistas, desafios e superações escrevem a própria história do Carnaval da capital capixaba, trazendo alegria e inspiração à folia da cidade.
Herdeira de blocos carnavalescos como o “Amarra o Burro” e o “Chapéu de Lado”, a Unidos da Piedade foi a primeira escola de samba de Vitória. Seu nome surgiu do bairro Piedade, onde foi criada. Atualmente, a escola está localizada em Fonte Grande, no Centro de Vitória.
A escola foi fundada por Rômulo do Nascimento, o Rominho. Sua inspiração veio aos 19 anos, quando foi ao Rio de Janeiro servir ao Exército. Encantado com o carnaval carioca, Rominho visitou várias escolas de samba e decidiu montar uma em Vitória, usando para isso do próprio dinheiro.
A Unidos da Piedade foi oficialmente fundada em 15 de janeiro de 1955, quando se tornou uma agremiação civil sem fins lucrativos. Seu primeiro desfile foi ao longo da rua Graciliano Ramos.
A escola foi 15 vezes campeã do carnaval capixaba. Rominho foi seu presidente de honra até sua morte, em 1973. Seus enredos já abordaram temas nacionais e estaduais, o escritor Jorge Amado, o músico Maurício de Oliveira e a história da cidade.
(Com informações do Brasil Carnaval e do Carnaval de Vitória)
Foto Reprodução
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.