Passeio Pedagógico na Casacor Encanta Estudantes

Passeio Pedagógico na Casacor Encanta Estudantes

Ampliação de reportório cultural e artístico, aprendizado prático e muito encantamento. Uma turma de onze estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Bandeira, localizada em Consolação, participou nesta sexta-feira (10), de uma visita pedagógica especial e cheia de significado na Casacor Espírito Santo, que é conhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas.

A visita aconteceu por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a Casacor Espírito Santo, e contou com uma visita pelos diversos espaços da mostra, que neste ano tem a participação de 35 profissionais, combinando veteranos e novos talentos, que criaram 29 ambientes inspirados pelo tema de 2023, “Corpo&Morada”.

A ideia de levar os estudantes até o local foi idealizada pela professora e arquiteta Sandra Bastos, que agradeceu a oportunidade e falou com os alunos sobre a importância da ação. “Eu me sinto privilegiada de estar junto com as crianças nesse momento, conversamos muito em sala de aula sobre o que representava a vinda a este espaço”, comentou a educadora.

Quem fez questão de acompanhar os curiosos estudantes nessa jornada foi a secretária de Educação, Juliana Rohsner, que também agradeceu a parceria e conversou com os estudantes sobre a importância da visita pedagógica. A secretária também falou sobre o direito de sonhar e sobre o quanto ela acredita que eles podem estar em todos os espaços. Pediu que observassem bem os espaços, falou sobre como foi transformador ver a gestão da diretora Grazi Varejão na Emef João Bandeira, que tem cuidado de cada cantinho da unidade de ensino. E assim, pediu que eles olhassem com atenção para os detalhes e pensassem em como poderiam deixar os espaços mais bonitos e inspiradores.

“Esta é uma oportunidade que talvez eles ainda não tenham a dimensão do que significa, mas que nós, educadores, sabemos. Como promotora de políticas públicas, sei que devemos oportunizar que eles ampliem leques de horizontes e que conheçam as diversas oportunidades possíveis de se alcançar, e tenham ciência de tudo que é possível. Espero que saiam daqui cheios de ideias, inspirações e projetos. Agradeço muito aos responsáveis pela Casacor Espírito Santo, a Rita Tristão e a Luzia Toledo, que possibilitaram que eles vivessem essa experiência”, disse.

Para a arquiteta e diretora da Casacor Espírito Santo, Rita Tristão, receber os estudantes no espaço foi um momento muito especial. “Vocês foram muito aguardados, desejamos muito receber vocês aqui e estamos muito felizes por este momento”, disse.

Quem também aproveitou ao máximo a experiência foram os estudantes Murilo Souza e Vitor Gabriel, que ficaram encantados com todas as possibilidades artísticas e visuais que conheceram. “Gostei muito dos espelhos, e de toda a arte sofisticada que vimos”, disse Murilo. “Muito legal vir aqui, aprendemos sobre arte e sobre como devemos apreciar e respeitar mostras como essa. Aprendi muitas coisas”, disse Vitor.

Fonte: Prefeitura de Vitória.