Vitória é premiada com selo ouro por sua Transparência Pública exemplar
A dedicação, o empenho, o cuidado com o dinheiro público e a transparência têm feito Vitória ser destaque em várias frentes. Os resultados divulgados em evento realizado nesta segunda-feira (13), na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, apontam que Vitória conquistou o selo Ouro na Avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES) em 2023.
Em 2022, Vitória já havia conquistado ouro, com a nota de 88,85 pontos. Neste ano, de acordo com os resultados da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) o selo Ouro foi mantido e nota aumentou para 89,09. Vitória é também o único município Ouro na Grande Vitória.
Essa é uma avaliação realizada em nível nacional em todos os poderes e esferas, em que cada Tribunal de Contas é responsável pelo diagnóstico de seu estado, com base em critérios definidos pela Atricon.
Exigência
Neste ano, foram elevados os níveis de exigência no atendimento aos critérios de transparência estabelecidos por iniciativa da Atricon. No Espírito Santo, por exemplo, no âmbito do Poder Executivo, só seis municípios obtiveram o selo Ouro e apenas 8 aumentaram a nota na avaliação realizada.
Para secretário da Controladoria Geral do Município (CGM), Denis Penedo Prates, este é mais um dos inúmeros reconhecimentos de nossa capital por sua excelência em gestão pública. “Nosso objetivo é trabalhar para elevar a transparência para além das obrigações legais, com foco no interesse dos cidadãos de Vitória”.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.