Vitória recebe homenagem no projeto Feira Livre de Trabalho Infantil

Vitória recebe homenagem no projeto Feira Livre de Trabalho Infantil
SEMAS recebe homenagem por participação no projeto Feira Livre de Trabalho Infantil

É de direito da criança e do adolescente poder estudar, brincar, serem protegidos e livres para crescer e aprender em um ambiente saudável. Pensando nisso, em 2021 foi criado o Projeto Feira Livre de Trabalho Infantil, que prevê o combate à exploração a essa prática. A prefeitura de Vitória prontamente abraçou o projeto desde o início e a parceria vem dando ótimos resultados.

Na tarde da sexta-feira (15), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) foi homenageada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Espírito Santo, tendo como representação a secretária Cintya Schulz, pelo sucesso do projeto. O evento ocorreu na sede do TRT-ES.

Cintya falou com emoção sobre a participação da PMV na iniciativa: “para a Prefeitura de Vitória é muito importante essa parceria com o Projeto Feira Livre de Trabalho Infantil. Sabemos que existem outros desafios em relação a essa temática, mas hoje é um dia de comemorar os resultados e a integração entre diversos órgãos para trabalhar em uma temática tão importante e necessária para a sociedade”, comentou.

A iniciativa busca a redução do trabalho infantil em feiras livres, vias e logradouros públicos do estado. Como resultado das ações, diversas crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social foram encaminhadas à aprendizagem profissional.

A  coordenação do projeto é da Superintendência Regional do Trabalho no ES com diversos parceiros que integram o  Fórum Estadual de Aprendizagem (Feapeti) , Proteção ao Adolescente Trabalhador e Erradicação do Trabalho Infantil.

A supervisora técnica de abordagem social, Regiane, falou com felicidade sobre os resultados do trabalho. “É emocionante ver o fruto de nosso trabalho ocasionando a felicidade dos adolescentes em participarem da iniciativa. É um trabalho muito gratificante”, afirma.

Em sessão, a abordagem da assistência social de Vitória foi tida como referência. O uso da tecnologia dos tablets para verificar o cadastro dos adolescentes no sistema agiliza o trabalho e o torna mais eficaz.

SEMAS recebe homenagem por participação no projeto Feira Livre de Trabalho Infantil