Vitória promove mobilização social contra a dengue

Vitória promove mobilização social contra a dengue
Agentes de Saúde realizam visita nas casas em Maria Ortiz e Goiabeiras

O combate à dengue é assunto sério e o aumento do número de casos da doença acende um novo alerta. Por isso, como sequência às ações desenvolvidas rotineiramente em Vitória, na próxima segunda-feira (8), às 16 horas, no auditório da PMV, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) dá início à Mobilização Social contra dengue em 2024, com a presença de profissionais de saúde e lideranças comunitárias do município.

Além de apresentar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, implantadas em Vitória desde outubro do ano passado, o evento também tem como objetivo alertar toda a sociedade sobre os riscos da dengue e como a união de todos pode fazer a diferença no combate ao mosquito e à transmissão da doença.

Preocupação com aumento de casos

Em 2023, Vitória registrou 19.512 casos confirmados, um aumento de 862% em relação ao ano de 2022, quando houve 2.028 notificações.

Segundo o Ministério da Saúde, além do clima propício para a proliferação do mosquito, com muita chuva e calor, outro fator que vem preocupando os profissionais de saúde é o retorno dos sorotipos 3 e 4 da dengue, identificados no Brasil há 15 e 5 anos respectivamente.

“Quando ressurge um sorotipo de dengue que há muito tempo não circula nas cidades, o número de pessoas suscetíveis à doença pode contribuir para um expressivo crescimento do número de casos”, explica a gerente de Vigilância em Saúde, Geane Sobral.

“Estamos nos preparando para enfrentar mais um período sazonal da dengue e por, isso, realizações ações em diferentes frentes”, afirma a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

Ações

A Prefeitura de Vitória realiza uma série de ações voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, como orientações e abordagens educativas em feiras e parques municipais, mutirões para retirada de entulhos e orientações sobre descarte correto de lixo, monitoramento periódico de centenas de charcos e bueiros utilizando larvicidas biológicos, carro fumacê e visitas domiciliares nos bairros onde há mais notificações de dengue ou reclamações pelo 156.

Desde março de 2023, Vitória passou a utilizar também drones  para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos agentes de combate às endemias (ACE) ou para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os Agentes. A partir das imagens, é feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde.