Proteção social: obras do Cras de Itararé estão a todo vapor

Proteção social: obras do Cras de Itararé estão a todo vapor
Visita técnica às obras do Cras de Itararé

Considerada uma das principais obras estruturantes da Assistência Social de Vitória, a nova sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Território de Itararé, recebeu na manhã desta quinta-feira (18) a visita técnica de uma equipe da PMV.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, esteve no local acompanhado pela secretária de Assistência Social em exercício, Carla Scardua; o secretário de Obras, Gustavo Perim; líderes comunitários e representantes do Legislativo. O local escolhido para a construção do novo prédio é um terreno próprio do município, situado na Rua João José de Souza.

Durante a visita, o prefeito destacou a importância da construção no Território do Bem. “Um espaço que vai trazer mais dignidade, resgatando o respeito ao povo. Uma obra com investimento de mais de R$ 3 milhões, com recursos próprios, fruto da qualificação de gastos, da redução de despesa”, disse Pazolini.

Prioridade

O secretário Gustavo Perim reforçou o compromisso da conclusão dentro do prazo previsto. A secretária de Assistência Social em exercício, Carla Scardua, disse que a construção do novo Cras Itararé expressa a prioridade que a gestão está atribuindo às políticas sociais.

Para a subsecretária de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional da Secretária de Assistência Social da capital (Semas), Graziella Lorentz, a construção própria de uma sede do Cras em Itararé representa construir um espaço próprio para acolher as famílias mais vulneráveis e trazer toda a história de potências, revelar o que de melhor há neste território, as pessoas.

“Quando nós estamos falando de uma entrega de Cras, estamos falando de proteção social. Sabemos que ao chegar ao local aquela dor, aquele sofrimento pelo qual a pessoa está passando, será acolhida. O que um Cras faz é reconhecer a história de um indivíduo.” Reforçou a Gerente de Atenção a Família,  Cremilda Astorga.

Estrutura

A primeira etapa (demolição cuidadosa da estrutura atual, com uma área de 272,54 m², para que os materiais possam ser reaproveitados) foi concluída com sucesso e toda a base estrutural já está feita. O projeto da nova edificação, com uma área total construída de 571,39 m², contempla a construção do Cras em dois pavimentos, além de um estacionamento. A acessibilidade interna do prédio será garantida por meio da instalação de um elevador.

No primeiro pavimento, serão instaladas a recepção, salas de atendimento, coordenação, refeitório, sanitários, depósitos, arquivo e vestiários. No segundo pavimento, serão destinadas salas multiuso, uma sala para a equipe, brinquedoteca, área de serviço, sanitários, depósito e um auditório com capacidade para 54 pessoas.

O estacionamento terá seis vagas para veículos (sendo uma reservada para pessoas com mobilidade reduzida), quatro vagas para bicicletas e uma área de convivência externa coberta.