Mês da Mulher: conheça Elizete, a servidora que trabalha há mais tempo na PMV

Mês da Mulher: conheça Elizete, a servidora que trabalha há mais tempo na PMV

Contadora de histórias, professora, bibliotecária e especialista em Política Social. Essa é Elizete Caser, integrante de valor imensurável na história da Biblioteca Municipal de Vitória, e servidora com mais tempo de casa na Prefeitura de Vitória, com 30 anos de dedicação ao seu trabalho. Sua trajetória na PMV começou como auxiliar administrativa e, a partir daí, foi traçando seu caminho até a brilhante atuação na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

“Já fui professora, fiz magistério e dei aulas para crianças e adultos. Sou bacharel em biblioteconomia, especialista em Política Social pela Ufes e contadora de histórias – esta habilidade fui adquirindo ao longo de minha trajetória na Biblioteca Municipal, no Projeto Viagem pela Literatura, participando dos cursos e oficinas, o que resultou na criação do Grupo de Contadores de Histórias Chão de Letras”, relata.

Viagem pela Literatura

Em 1994, Elizete idealizou e coordena o projeto “Viagem pela Literatura” que já recebeu premiações à nível nacional, participando de congressos, seminários e eventos similares na área, apresentando trabalhos referentes ao projeto. A ação é vinculada à Secretaria Municipal de Cultura (Semc), e busca democratizar o acesso à leitura e ao próprio espaço físico da biblioteca, o que acontece de forma lúdica, através de atividades cuidadosamente planejadas para o público, que não tem restrição de idade.

As atividades realizadas pelo projeto são desenvolvidas por escritores, contadores de história e atores, que se utilizam das mais variadas linguagens artísticas e literárias, passando pela música, teatro, declamação e muita leitura.
“Ao longo dos anos, são momentos de aprendizagem, satisfação, alegrias e dificuldades diversas para a continuidade do Viagem pela Literatura, mas sempre com superação”, conta a bibliotecária.

“Nessa trajetória, tive o privilégio de perceber nos participantes do projeto Viagem pela Literatura, crianças, adolescentes, jovens e adultos, que nunca tinham ouvido uma história contada a partir de um livro, não conheciam escritores pessoalmente, nunca tinham assistido uma peça teatral e também levado um livro para casa emprestado. É muito gratificante olhar para esses 30 anos de trabalho e pensar nas visitas com o projeto em escolas, comunidades, parques e mesmo na biblioteca municipal de Vitória, esse resultado” completa.

Legado

Ao longo de sua jornada na Prefeitura de Vitória, Elizete já tocou várias vidas. A servidora encontrou sua vocação cedo e não hesitou em agarrar todas as oportunidades que teve em educar, ensinar e compartilhar seu amor pela literatura.

“E a caminhada continua, pois compartilho essa trajetória de 30 anos em prol da leitura com todos os envolvidos no projeto Viagem pela Literatura e que fazem parte dessa história. Eu acredito no poder da leitura. A literatura é capaz de transformar vidas”.