Lançado edital para concessão do Mercado da Capixaba

Lançado edital para concessão do Mercado da Capixaba
Lançamento do Edital para Concessão do Mercado da Capixaba

O Centro de Vitória, coração da capital capixaba, vive uma fase de revitalização com grandes investimentos e o fomento de ser um local cada vez mais acolhedor e que conte a história da cidade de forma digna e encantadora, como deve ser. Parte dessas intervenções são as obras de restauro do Mercado da Capixaba, cuja concessão para ocupação do espaço faz parte do projeto de revitalização do Centro de Vitória e, neste cenário, cabe ao Município, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), estabelecer condições para uma melhor gestão do espaço. O edital de concessão foi lançado na manhã desta quinta-feira (07), na sede da PMV.

Durante o lançamento, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, relembrou a importância do Mercado da Capixaba para a história do Espírito Santo. A gestão tem realizado uma série de intervenções para revitalizar o centro da cidade e, desde então, o espaço se tornou o metro quadrado com maior crescimento, liderando a valorização imobiliária e a atração de investimentos.

“Tudo isso só se tornou possível porque acreditamos. Os empreendedores abraçaram as oportunidades, os moradores voltaram a acreditar no potencial do Centro. Nós, da prefeitura, queremos ser ponte, indutora de negócios, pessoas, atividades artísticas e queremos fazer com que as famílias voltem a frequentar o Centro de Vitória. Se a sociedade civil não tivesse acreditado neste sonho, nada disso seria possível”.

“O Mercado da Capixaba é símbolo dessa esperança. Uma obra aguardada desde 2002, e que será entregue ainda no primeiro semestre deste ano. Tenho certeza que o Mercado da Capixaba vai ser um divisor de águas para a história recente do centro da nossa capital”, completou.

Modelo comercial

O modelo comercial e imobiliário que será implantado busca modernizar o método de gestão, proporcionando maior agilidade e flexibilidade na administração não só das lojas, mas do espaço como um todo, que contempla 16 módulos no térreo, além de dois no andar superior.

Isso permite ajustes de acordo com as diferentes demandas sazonais dos setores, resultando em uma oferta aprimorada de serviços e produtos para moradores locais e turistas – sem perder de vista o apelo afetivo, charme e encanto que o local representa para a cidade.

A ideia é fomentar e incentivar as expressões artísticas e culturais, além da gastronomia local, servindo como mecanismo para estimular, valorizar e apoiar os talentos regionais, contribuindo para a preservação e difusão das tradições locais, por meio de ações positivas, tal qual a exigência de áreas e eventos dedicados à cultura e artesanato local.

Expectativas

O diretor presidente da CDTIV, Marcus Gregório, fala das expectativas para o espaço: “será um modelo de gestão moderno, que dá realmente flexibilidade e moderniza o centro, o que permite uma administração eficiente do espaço, e que realmente vai dar qualidade para o que queremos ver dentro do Mercado da Capixaba”.

Marcus ressalta alguns pontos de obrigatoriedade no estabelecimento, como espaços para artesanato, a presença das panelas de barro, que são patrimônio cultural de Vitória e  a não utilização de espaços somente como depósito, pois a intenção é movimentar todo o espaço, gerando empregos e oportunidades. “Após 22 anos de abandono, buscamos tornar o mercado em um centro de excelência,  um polo de turismo dentro do coração do Centro de Vitória”, afirma.

A concessão será pautada pela sustentabilidade e viabilidade econômico-financeira, mirando em uma estratégia de longo prazo para o funcionamento do mercado, visando a melhor proposta para escolha de um único concessionário, a quem caberá a escolha dos negócios viáveis (dentro de um rol de exigências mínimas) e focado na perenidade do Mercado e sua vocação como empreendimento e atração turística, como cafeterias, restaurantes, lanchonetes.

Tais iniciativas não deixam de lado o caráter de estímulo ao empreendedorismo, facilitando o acesso a recursos e oportunidades e a promoção da geração de emprego e renda, buscando potencializar ainda mais o protagonismo de Vitória no cenário turístico nacional.

O presidente da Associação de Comerciantes do Centro de Vitória, Sidney Ferreira, agradece a gestão por todo o carinho com a região. “O Centro tem uma história a ser contada e essa página de abandono está sendo virada. Fico arrepiado em falar sobre o trabalho que o senhor está conduzindo aqui em relação à cidade, em especial ao Mercado da Capixaba”.