Crianças aprendem sobre a importância da água e da preservação de nascentes
A manhã desta quinta-feira (21), Dia Municipal de Preservação e Recuperação das Nascentes, será de celebração e de aprendizado para os pequenos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (CmeiTI) Rubens José Vervloet Gomes, localizado em Jardim Camburi, na capital.
O grupo formado por 45 crianças de cinco anos terá a experiência emocionante de descoberta e compreensão sobre a importância vital das nascentes para o ecossistema no Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Mata Paludosa, também localizado em Jardim Camburi.
As atividades planejadas pelos educadores ambientais do espaço prometem despertar a curiosidade natural das crianças, enquanto nutrem um senso de responsabilidade e respeito pelo meio ambiente que as cerca, visando tornar a experiência educativa tanto instrutiva quanto memorável.
Entre as atividades planejadas estão uma visita guiada, onde poderão explorar e interagir com a natureza, sendo incentivados a observarem as plantas, animais e a geografia do local, com foco especial na nascente da Mata Paludosa.
Histórias, Jogos e brincadeiras Ambientais também fazem parte a programação. Nas atividades as crianças serão transportadas para um mundo de imaginação onde aprenderão sobre a importância das nascentes e da preservação ambiental.
“Essa abordagem lúdica é projetada para reforçar conceitos de forma acessível e envolvente para as crianças e futuros cidadãos”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
Ainda estão previstos o plantio de mudas de espécies nativas, para o fortalecimento da relação entre eles e o ambiente natural que os cerca e como gesto simbólico de compromisso com a preservação ambiental.
“Com essa parceria, os alunos do grupo 6 A e B terão a oportunidade não apenas de aprender sobre o papel essencial das nascentes em nosso ecossistema, mas também de cultivar um profundo amor e respeito pela natureza desde essa idade. Que este evento seja apenas o começo de uma jornada contínua de descoberta e compromisso com a preservação ambiental para esses jovens promissores”, completou o secretário Tarcísio Föeger.
Dia Mundial da Água
Na sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, várias atividades educativas sobre a temática serão desenvolvidas junto aos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (CmeiTI) Rubens José Vervloet Gomes, de Jardim Camburi. O objetivo da inciativa é enfatizar a grande importância que a água tem para todos os seres vivos.
Os alunos vivenciarão e aprenderão por meio de atividades lúdicas, contação de histórias, fotos, interação com a água e vídeos educativos sobre a importância da água para a manutenção da vida. Toda a programação é adaptada para a faixa etária e visa levar o conhecimento sem perder a magia de ser criança.
Para gerar essa aproximação dos alunos com o tema água, a equipe de educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) vai utilizar fantoches, objetos diversos para envolver os estudantes na perspectiva de preservação dos rios e lagos, o não desperdício, como a água está presente em nossas vidas, dentre outros assuntos.
“Entendendo a importância do acesso à informação e a produção do conhecimento em todas as faixas etárias, o Dia Mundial da Água, no CmeiTI Rubens José Vervloet Gomes, será marcado por interações e brincadeiras, envolvendo os pequeninos numa grande magia sobre o aprender”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
A iniciativa é uma parceria entre as duas secretarias municipais, de Meio Ambiente e de Educação, a partir de um planejamento anterior realizado pela pedagoga Kátia e as professoras Ana Paula, Graziele, Benilde e Marilza para desenvolver junto aos alunos dos Grupos 4 A, B e C atividades educativas para enfatizar a grande importância que a água tem para todos os seres vivos.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui