Gruta da Onça: grupo de mulheres participou de visita guiada nesta terça (26)

Gruta da Onça: grupo de mulheres participou de visita guiada nesta terça (26)

As ações em alusão ao Mês da Mulher e ao Dia Mundial da Água seguem para sensibilizar e educar, na capital. No período da tarde de terça-feira (26), o Parque Natural Municipal Gruta da Onça receberá 30 pacientes atendidas pela Unidade de Saúde de Santo Antônio, que participam do Grupo de Mulheres com atividades coletivas visando a promoção da saúde.

Na ocasião, a unidade de conservação servirá de cenário para muitas descobertas e conversas sobre as questões ambientais locais e vivências em ambiente de Mata Atlântica, além de debates sobre cidadania socioambiental associada à saúde coletiva e ao bem-estar tendo a mulher como foco. O grupo será recebido pela equipe técnica do Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque Gruta da Onça.

O grupo de mulheres terão a oportunidade ainda de conferir de pertinho as nascentes e os cursos d’água na Gruta da Onça, que abastecem o Chafariz da Fonte da Capixaba, entregue recentemente dentro do Programa Fonte Viva, como parte da ação Expedições “Nascentes Fonte Viva: Águas que fluem vida e contam histórias”.

Fonte Viva

As nascentes e córregos da cidade são o foco do Programa Fonte Viva, lançado em dezembro de 2021 pela gestão do prefeito Lorenzo Pazolini. Esse programa compreende a elaboração de estudos hidrológicos, que identificam a qualidade e a quantidade de água, em 25 nascentes, em uma primeira fase.

A partir desses estudos, o programa prevê o desenvolvimento de projetos de engenharia e de obras para construção de fontes e de outras estruturas para armazenamento e distribuição das águas nos 15 pontos que apresentarem maior potencial hídrico. Os recursos foram captados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Dessa forma o Programa Fonte Viva permitirá a disponibilização de água potável para as comunidades do entorno das fontes públicas que serão construídas”, destaca o secretário Tarcísio Foeger.

Para mais informações, acesse o Portal Interativo de Educação Ambiental, o IntErAgevix, https://www.interagevix.com.br/.