Unidade de Saúde de Maria Ortiz promove ação com feirantes no Dia Mundial da Voz
A manhã desta terça-feira (16) ficou marcada por uma ação educativa na feira do bairro República em alusão ao Dia Mundial da Voz. O objetivo da ação foi orientar os feirantes sobre os cuidados necessários para preservar a voz, uma vez que essas pessoas a utilizam como ferramenta de trabalho.
Durante a ação, a fonoaudióloga Fernanda Cabral, da Unidade de Saúde de Maria Ortiz, orientou os feirantes sobre como preservar a voz. Confira algumas da dicas que fizeram parte da ação:
- Não force a voz: evite gritar, pigarrear.
- Hidrate-se: beber água regularmente ajuda a manter as cordas vocais úmidas e flexíveis.
- Mantenha uma boa postura corporal: isso inclui manter o corpo alinhado, especialmente a cabeça e o pescoço, para permitir uma respiração adequada e uma projeção vocal saudável.
- Evite irritantes vocais: fumar, beber álcool em excesso e consumir alimentos condimentados podem irritar as cordas vocais e prejudicar a qualidade vocal. Evitar esses irritantes é importante para manter a saúde vocal.
- Descanse sua voz: assim como qualquer outro músculo, as cordas vocais precisam de descanso. É importante programar pausas durante atividades prolongadas de uso vocal e descansar a voz evitando deixá-la cansada ou sobrecarregada.
Início
A voz é um dos principais meios de comunicação interpessoal e, para muitos, um importante instrumento de trabalho. O Dia Mundial da Voz começou no Brasil, em 1999, como resultado de uma iniciativa de médicos, fonoaudiólogos e professores de canto que pertenciam à antiga Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz (SBLV). A partir de 2003, a celebração passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui