Jardim sensorial: novo espaço proporciona aprendizado único para as crianças
Para enriquecer ainda mais o aprendizado das crianças, o Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Luiza Pereira Muniz Correa, localizado em Mario Cypreste, revitalizou o jardim sensorial que fica num pátio externo da unidade de ensino. Neste novo espaço as crianças são convidadas a mergulhar em uma experiência única, onde cada passo é uma descoberta e cada toque é uma nova aventura.
O Jardim Sensorial é muito mais do que um espaço verde comum. É um ambiente projetado para despertar os sentidos de maneiras extraordinárias. As cores vibrantes das plantas, os diversos aromas e as diferentes texturas encontradas em cada canto convidam as crianças a explorar e aprender de forma lúdica.
As pequenas mãos das crianças são o elo de aprendizado e conhecimento a partir da curiosidade natural dessa idade. Assim elas conhecem as plantinhas, suas principais características, como devem cuidar delas e muito mais. Cada momento no jardim é uma lição de paciência, cuidado e persistência.
“O Jardim Sensorial é um espaço para todos explorarem e desfrutarem. Além disso, está de braços abertos para receber outros Cmei em visitas cheias de descobertas e diversão”, afirma a pedagoga Vanilza Ribeiro, que também ressalta o despertar da capacidade da observação e apreciação estética dos pequenos a partir da vivência no espaço.
Ao cuidar do Jardim Sensorial, as crianças não apenas nutrem as plantas, mas também alimentam sua própria saúde emocional. A calma que permeia o jardim inspira momentos de reflexão e alegria, enquanto as aventuras sensoriais incentivam os pequenos a experimentar novos alimentos, estimulando também a alimentação saudável.
Entre as plantas e hortaliças cuidadosamente cultivadas estão a cebolinha, salsinha, manjericão, orégano, tomilho, hortelã, alecrim, camomila, calêndula, alfazema, gerânio, jasmim pendente, onze-horas e tomate cereja, cada uma contribuindo com seus perfumes únicos para o espetáculo sensorial.
“O contato e o cuidado com o jardim sensorial permite às crianças uma interação direta com a natureza a partir dos diferentes elementos encontrados, como: terra; pedras; gravetos; água; lama; sementes; brotos; folhas; raízes e minhocas, entre outros bichinhos que vivem nos jardins”, completou a pedagoga Vanilza.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui