Moradora mais idosa de Jesus de Nazareth ganha homenagem na Unidade de Saúde
Na manhã desta quarta-feira (24), a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jesus de Nazareth promoveu uma celebração emocionante e inesquecível para muitas pessoas, especialmente para a senhora Maria Lúcia Coelho, homenageada por ser a moradora mais idosa da comunidade, que completou 100 anos na última segunda (22).
Todas as amigas das atividades físicas do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) fizeram questão de participar, além claro do neto Fernando Luiz Miranda, que arrancou sorrisos da avó logo que chegou na comemoração.
“É um privilégio poder conviver com uma pessoa que tem bastante experiência de vida, com tanta coisa para passar. Ela me ensinou muitas coisas boas, principalmente sobre ajudar e respeitar o próximo. Essa homenagem foi incrível, é como um reconhecimento pela pessoa que ela é, pelas coisas que ela já fez para os outros. Eu sou muito grato por tudo isso, por todo o carinho que ela vem recebendo”, declarou Fernando Luiz Miranda, 26 anos, que mora com ela.
“Muito legal essa homenagem pra ela, uma mulher que já viveu tantas coisas e que ainda faz tudo em casa: cozinha, limpa, faz bolo, faz comida. E está aqui na Quadra perto da Unidade fazendo atividade física todos os dias, há muitos anos”, contou Leonor Lopes da Silva, 78 anos.
O segredo
Em 100 anos de vida, Maria Lúcia conta muitas histórias de lutas e vitórias. Ela fala que, apesar de não ter ido para escola e aprendido a ler, a vida lhe ensinou muitas coisas, desde a cuidar de animais na fazenda até a cozinhar. Assim, ela conta com orgulho, que se tornou cozinheira do maior hotel de Afonso Cláudio, município onde nasceu, e depois continuou como cozinheira na escola Aristóbulo Barbosa Leão, onde se aposentou. Seu amor pela culinária continua até hoje, uma vez que seus amigos e familiares contam que Maria Lúcia sempre os presenteia com com bolos e pães feitos por ela.
“O segredo pra chegar bem na minha idade é: dormir cedo, trabalhar muito, segurar a boca pra não comer besteiras, como cerveja, refrigerante. Não fumar. Comer verduras e legumes como couve, alface, principalmente inhame. E sempre que puder, fazer exercícios físicos e estar perto das pessoas que se ama”.
A diretora da unidade, Maria Gabriela Martins destacou que a celebração envolveu todos os profissionais da UBS uma vez que a senhora Maria Lúcia é uma verdadeira inspiração para toda a comunidade e também para os profissionais de saúde.
“Não é qualquer um que faz 100 anos, muito menos com essa energia, essa lucidez e com tanta simpatia. Ela é sempre amorosa com as pessoas à volta dela, vem fazer atividade física até quando está chovendo, 7 horas da manhã. Raramente ela vem até a unidade de saúde passando mal. Ela busca o atendimento para prevenção de doenças, para promoção da saúde. Dona Maria Lúcia é um presente para todos aqui na Unidade e é a prova viva de que levar uma vida mais leve, com hábitos saudáveis pode nos ajudar a ter uma vida melhor lá na frente”, disse Gabriela.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui