Estudantes do ensino fundamental protagonizam incríveis projetos de robótica
Encontrar soluções inovadoras por meio da robótica, desenvolvendo habilidades de pensamento computacional e trabalho em equipe são alguns dos desafios enfrentados pelos estudantes que participam da First Lego League Challenge. Nesta quarta-feira (22), os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eber Louzada Zippinotti, apresentaram seus projetos para a comunidade escolar.
Com muito orgulho e satisfação pelas conquistas alcançadas durante essa rica trajetória de aprendizado, a cerimônia de celebração foi protagonizada pelo grupo de 30 estudantes das turmas do 6º, 7º, e 8º ano que participaram do projeto. Eles se dividiram nas equipes “Memória e Inovação”, “Raízes do conhecimento” e “Conexão tecnológica”.
Gabriel Santos, do 7º ano, explicou o projeto desenvolvido por sua equipe: “Temos a missão de mostrar como uma estátua pode virar uma experiência incrível. Primeiro, usamos realidade aumentada para transformar a estátua. Depois, a gente usou a tecnologia para criar artesanatos com uma máquina especial. No palco, o robô ajuda o artista a se aproximar do público e, no final, mostra o artesanato feito pela máquina”.
A cerimônia também foi marcada pelo número expressivo de familiares dos estudantes, que fizeram questão de prestigiar o aprendizado compartilhado por eles. Priscila, mãe de Valentina, do 7º ano, disse: “Essa é uma iniciativa crucial para o desenvolvimento deles, traz motivação, curiosidade e incentivo, por meio de um conteúdo único. A minha filha gosta muito de participar”
Para reafirmar o compromisso com a educação de qualidade, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e a secretária de Educação, Juliana Rohsner, também compareceram no evento e acompanharam de perto cada passo da trajetória do aprendizado em robótica compartilhada pelos estudantes.
“Estamos desenvolvendo uma jornada educadora de excelência em nossa capital. Estar aqui hoje me permite reafirmar nosso compromisso com uma educação pública de qualidade. A introdução da robótica nas salas de aula é um passo importante para preparar nossos jovens para o mercado de trabalho. Ressalto também a presença das famílias, que é fundamental, e as experiências de êxito que vemos aqui comprovam isso”, disse Pazolini.
“Encontrar novos desafios e soluções por meio da tecnologia fazem parte desse aprendizado e são essenciais para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento computacional. Esses conceitos estão cada vez mais valorizados em diversas profissões. Ao trazer a robótica para a educação, preparamos nossas crianças estudantes para o que existe de mais moderno no mundo”, completou o prefeito.
A diretora da unidade de ensino, Evania de Angeli, agradeceu a todos os presentes: “Agradeço a todos os familiares que se dispuseram a vir, e também ao prefeito e a secretária pelos investimentos e apoio contínuo à educação. Estamos aqui hoje para a celebração de um projeto que é muito importante para nós. Lutamos e insistimos muito para sermos contemplados por esse edital, permitindo aos nossos estudantes vivenciarem o que existe de mais moderno na robótica e pensamento computacional”.
First Lego League Explore e Challenge
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Izaura Marques da Silva, localizada em Andorinhas, 60 estudantes participaram da First Lego League, nas categorias Explore e Challenge. O protagonismo e o entusiasmo dos estudantes ao apresentarem os projetos de robótica foram o grande destaque da celebração, realizada na tarde desta quarta-feira (22).
Laura de Oliveira, estudante do 8º ano, contou um pouco sobre o que aprendeu no projeto de robótica. “Trabalhamos em equipe para solucionar problemas e aprender programação. Montamos robôs e enfrentamos missões e desafios. No nosso projeto, a partir do tema desta ano, que é Masterpiece, usamos a arte de várias maneiras e tentamos sempre melhorar nosso trabalho em grupo. Nossa escola pública é um espaço de oportunidades que nos prepara para o mundo”, comentou.
Os estudantes são os protagonistas de todo o aprendizado, até mesmo na escolha do nome das equipes, que foram: Pintura pixel; Cultura tech; Históriabóticos; Criadores da arte, Arte Bots; Tech squad e Bot explorer. Cayla Bruna, do 5º ano, também falou em nome dos colegas de equipe. “Amo a robótica porque, além de enriquecer nosso aprendizado, aprendi várias coisas boas, como desenvolver o pensamento crítico e trabalhar em conjunto com os colegas. Está sendo muito gratificante”, contou.
A secretária de Educação, Juliana Rohsner, fez questão de participar da cerimônia e parabenizou os estudantes e a equipe escolar pelos resultados. “Nos enche de orgulho estar aqui e ver esses resultados de perto. Acredito que a política pública deve ser para todos, e a escola precisa oferecer o que há de melhor. Parabenizo o diretor Ivan e toda a equipe pela dedicação diária. É essa educação que realmente é o caminho de transformação social”, disse.
Robótica educacional
A robótica oferece oportunidades para os alunos explorarem sua criatividade, projetando e construindo robôs para realizar tarefas específicas. Isso os encoraja a pensar de forma inovadora para resolver problemas. A temporada atual da First Lego League tem o tema “Masterpiece”, que permite aos estudantes relacionar os projetos com teatro, música e dança, a partir da montagem de um palco, por exemplo.
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