First Lego League : estudantes da Emef TI Paulo Freire apresentam projetos
Orgulho, satisfação e integração com as famílias. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) em Tempo Integral Paulo Reglus Neves Freire, localizada em Inhanguetá, realizou uma cerimônia para celebrar a participação de 60 de seus estudantes na First Lego League, nas categorias Challenge e Explorer. O evento destacou a aquisição de habilidades fundamentais, como criatividade, trabalho em equipe, colaboração, pensamento computacional e programação.
A cerimônia, que teve início com uma solenidade no auditório da escola, proporcionou um momento de orgulho e reconhecimento para os estudantes e suas famílias, que compareceram em grande número, demonstrando apoio e entusiasmo pelo aprendizado e desenvolvimento de seus filhos. Após a solenidade, os estudantes apresentaram seus projetos em um pátio anexo, onde foram montados estandes para exposição. A temporada deste ano, com o tema “Masterpiece”, desafiou os educandos a explorar temas como arte, cultura e música.
Quem fez questão de se juntar à comunidade escolar para celebrar a aprendizagem dos estudantes foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhado pela secretária de Educação, Juliana Rohsner. “Celebrar vitórias como esta é fundamental. O mundo moderno é dinâmico, e a pandemia nos obrigou a estar ainda mais conectados com a tecnologia. Essa é a oportunidade que estamos trazendo para esses jovens. A experiência com o Lego é única no Brasil, com as escolas se inscrevendo e Vitória sendo a cidade que teve mais projetos selecionados. Aqui, nós formamos cidadãos, e isso é o mais importante”, disse o prefeito, que destacou ainda a presença das famílias em grande número.
“É um orgulho enorme estar aqui e ver as próprias estudantes conduzindo a cerimônia, refletindo a essência de Paulo Freire e mostrando como essa escola transforma vidas. Fico emocionada toda vez que entro aqui e vejo o impacto de uma equipe comprometida e uma liderança forte e acolhedora. Agradeço à Livia, nossa diretora, por sua excelente condução. O que esses estudantes levam daqui vai além do conteúdo acadêmico; eles estão prontos para assumir qualquer oportunidade na sociedade moderna, onde o conhecimento muda a cada minuto. Parabéns a cada familiar que confiou nesta escola e ajudou a construir o que vemos hoje”, comentou a secretária de Educação, Juliana Rohsner.
À frente da direção da Emef TI Paulo Freire, a diretora Livia Araújo também falou com entusiasmo sobre o aprendizado dos estudantes no projeto de robótica educacional. “É um prazer enorme ver esse auditório cheio. Foi gratificante acompanhar o aprendizado dos nossos estudantes, aprendendo sobre tecnologia, programação. Agradeço às famílias pela confiança e por fazerem questão de se juntar a nós nesta celebração”, destacou a diretora da unidade de ensino.
Responsáveis por orientar as atividades junto aos estudantes, os professores Yuri, Marcelo e Hellen, falaram da jornada educacional dos alunos durante a participação na First Lego League. “Apesar dos desafios, foi uma trajetória gratificante. Destacamos o toque pessoal dos estudantes, que usaram sua imaginação e criatividade para tornar os projetos únicos. Foi muito satisfatório ver que eles tem a capacidade de serem protagonistas de todo o processo”, disseram os educadores.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui