Lei Rubem Braga: Sonatha estreia podcast sobre cultura na próxima segunda (10)

Lei Rubem Braga: Sonatha estreia podcast sobre cultura na próxima segunda (10)
A programação reunirá grandes nomes da cena cultural capixaba.

A Sonatha Produções Musicais lança, na próxima segunda-feira (10), o podcast “O Poder Secreto da Arte” que será disponibilizado na plataforma YouTube da produtora. A programação, que tem inícios marcado para às 18h30, no HUB ES, localizado no Centro Histórico de Vitória, reunirá grandes nomes da cena cultural capixaba, que vão compartilhar vivências e curiosidades, e ajudar a resgatar importantes momentos da rica história da cultura do Espírito Santo.

O podcast, que conta com patrocínio da Lei Rubem Braga, da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc), terá sete episódios e será apresentado por Elaine Rowena e Hariton Nathanailidis.

“Nosso programa tem como meta resgatar a memória artística e cultural do Espírito Santo, através de conversas informais com convidados de segmentos diversos que têm participado e contribuído em momentos especiais em várias décadas e fazem parte da história cultural do estado”, declara Elaine.

Durante cada episódio, que será liberado mensalmente, convidados diferentes abordam temas distintos sobre arte e cultura.

“O podcast explora as maneiras surpreendentes pelas quais a arte pode dar novos rumos às nossas vidas, desvendando os benefícios ocultos e o potencial transformador da criatividade”, completa Hariton.

O acesso a programação é gratuito por meio do canal da Sonatha no Youtube.

A elaboração do projeto

O podcast “O Poder Secreto da Arte” surgiu de uma proposta de pesquisa dos professores da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), o violinista Hariton Nathanailidis e a cantora lírica Elaine Rowena, sobre o desenvolvimento da cultura musical capixaba.

“No decorrer do processo de construção da linha de pesquisa, o tema foi sendo ampliado para as diferentes possibilidades de aprendizados e fazeres da música capixaba e suas variadas vertentes”, detalha Hariton.

Entendendo a arte como uma expressão humana sem fronteiras e com grande poder de penetração, os artistas chegaram ao formato de videocast para levar este tema ao grande público, com um conjunto de convidados de múltiplos e diversificados talentos e experiências profissionais para entrevistarem.

Acessibilidade

Os vídeos que ficarão hospedados no YouTube contarão com recursos de audiodescrição das imagens, legendas e recurso “handtalk” (linguagem de Libras em mídia para surdos que não conseguem ler as legendas). A classificação indicativa é livre.