Servidores aprenderão sobre consumo consciente e descarte de resíduos sólidos
Uma cidade voltada à preservação do meio ambiente e engajada nos cuidados com a coleta seletiva de materiais. É o que os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) vão mostrar e orientar sobre consumo consciente e descarte correto de resíduos sólidos nesta quarta-feira (19), a partir das 10 horas. O público são os servidores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), localizada na Enseada do Suá, em Vitória.
Parte da proposta do projeto “Diálogos Ambientais”, a ação será conduzida pela educadora ambiental da Semmam, Osnéia Péccoli, e terá a participação de membros da Associação dos Catadores de Materiais Reciclados de Vitória (Ascamare). O evento inaugura um trabalho educativo contínuo promovido pela Gerência de Educação Ambiental (GEA), por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata Paludosa.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, destaca que a atividade é parte de um esforço contínuo da Semmam para promover a educação ambiental e formar cidadãos mais conscientes e responsáveis. Além disso, reforça que a participação ativa dos servidores da Sefaz e dos associados da Ascamare é crucial para o sucesso da proposta, demonstrando que a colaboração e a conscientização são essenciais para a sustentabilidade.
“O objetivo é sensibilizar os servidores públicos sobre a adoção de práticas sustentáveis, que podem ser integradas ao cotidiano. Por meio de diálogos será abordado, de forma didática e interativa, os conceitos de consumo consciente, incentivando os participantes a refletirem sobre seus hábitos de consumo e a adotarem práticas que minimizem o impacto ambiental”, apontou o secretário.
Ascamare
Durante o encontro também serão apresentadas aos servidores estratégias e práticas eficientes para o descarte correto de resíduos sólidos, desde a separação adequada dos materiais até a destinação final, enfatizando a importância da reciclagem e da redução de resíduos produzidos diariamente.
A participação dos associados da Ascamare vai ajudar a proporcionar para os servidores uma perspectiva prática e realista sobre o processo de coleta e reciclagem de resíduos. Eles compartilharão suas experiências e os desafios enfrentados no dia a dia, sublinhando a importância de uma gestão adequada dos resíduos sólidos e seu impacto positivo na comunidade e no meio ambiente.
“Esta iniciativa não visa apenas informar, mas também engajar os servidores em uma mudança de atitudes, alinhando as práticas internas com princípios sustentáveis. A Semmam espera que, ao disseminar esses conhecimentos, os servidores se tornem multiplicadores de boas práticas ambientais, beneficiando pessoas de todo Estado”, finaliza o secretário Tarcísio Föeger.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui