Ação cidadã vai unir moradores e escoteiros no Parque Gruta da Onça neste sábado

Ação cidadã vai unir moradores e escoteiros no Parque Gruta da Onça neste sábado
Inauguração do Parque Municipal Gruta da Onça

Uma grande ação cidadã no Parque Natural Municipal Gruta da Onça, localizado no Centro da capital, ocorrerá na manhã deste sábado (22). Moradores, crianças e adolescentes do 11º Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória (11º Gemar) vão realizar o recolhimento, correto acondicionamento e descarte dos resíduos sólidos que forem verificados ao longo das trilhas em ambiente de Mata Atlântica de encosta, que dão acesso às várias nascentes existentes na unidade de conservação.

A iniciativa, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e o 11º Gemar, pretende promover reflexões sobre a importância do meio ambiente, movimentar o parque e sensibilizar a comunidade local para a promoção da cidadania socioambiental, haja vista que a escadaria que atravessa o local é caminho para moradores que acessam os bairros Forte São João e Romão, a partir do Centro de Vitória.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, a parceria vem ao encontro dos movimentos das políticas públicas intergeracionais desenvolvida na gestão do prefeito Lorenzo Pazolini voltadas para todo o território municipal com o estímulo ao protagonismo da juventude e das crianças em promoverem ações cidadãs.

“Ações como essas aumentam muito o envolvimento das comunidades quanto ao engajamento no cuidado com nossos animais de estimação, com o ambiente que nos abraça e com as pessoas que nele estabelecem relações”, apontou o secretário.

De acordo com a chefe escoteira, Sylvia Lessa, “trata-se de uma grande ação ecológica que vai movimentar os escoteiros nos quatro cantos do país, além de ser uma grande oportunidade para que todo os jovens reflitam sobre a importância do meio ambiente em suas vidas e conquistem as novas insígnias da iniciativa Tribo da Terra, contribuindo com a melhora da consciência ecológica, além de fortalecer a imagem do movimento escoteiro na sociedade”.

Os chefes escoteiros Giovani Abranches e Márcia Shigetomi explicam que, por meio do método escoteiro, estimula-se aos participantes ampliarem suas consciências em diversas dimensões, levando-os a devolver ações na sociedade de forma que contribuam para o surgimento de uma espiral do bem.

IntErAgeVix

Para mais informações sobre as parcerias e os projetos desenvolvidos pela Gerência de Educação Ambiental (GEA) da Semmam, basta entrar em contato pelo telefone (27) 98154-0185 ou buscar informações no Portal Interativo de Educação Ambiental, o IntErAgeVix.