Conselheiros de Saúde de Vitória passam por capacitação
A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) concluiu o último encontro da capacitação voltada aos novos conselheiros de Saúde de Vitória. Os encontros ocorreram nos meses de maio e junho, em diferentes regiões, para que os conselheiros pudessem escolher o melhor local de participação.
Na ocasião, a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, destacou a importância dos Conselhos Locais de Saúde para a excelência na execução dos serviços . “O SUS é feito de forma coletiva, ele se construiu de forma coletiva, com a participação da sociedade. Para a gente ter uma saúde forte, de excelência, que venha realmente atender os anseios daquela sociedade, daquela comunidade, a gente precisa dos conselhos locais fortalecidos também”.
A capacitação foi construída em conjunto com representantes da Escola Técnica de Saúde de Vitória (Etsus), Comissão de Educação Permanente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Secretaria Executiva do CMS. O objetivo do curso foi instrumentalizar os Conselheiros Locais para o desempenho de suas atribuições legais, desenvolvendo nos cidadãos conhecimentos e habilidades, por meio de trocas de experiências, e assim, fortalecer o controle social no município.
Dentre os participantes da capacitação estava a Conselheira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ilha de Santa Maria, Márcia Cristina de Freitas, que destacou a interação entre Conselheiros e os moradores atendidos pela Unidade. “Buscamos entender o que o usuário está precisando, às vezes ele está com uma dificuldade, mas não sabe o que buscar, ou como conseguir esse serviço. Aí a gente faz uma intermediação. E o contrário também, quando o usuário tem reclamações, a gente leva para a Unidade a demanda de uma forma cordial, para que seja solucionada”.
Para Carlos Henrique Bonfim, que se tornou conselheiro há pouco tempo no Centro de Atenção Psicossocial Infantil, local em que já trabalhou, a nova experiência está sendo muito positiva. “Como Conselheiro assumimos um papel diferente de um funcionário, em que precisamos orientar, fiscalizar e buscar soluções em conjunto”.
Conselhos Locais de Saúde: espaços de controle social
O sistema municipal de saúde de Vitória conta com espaços de participação comunitária e controle social: os Conselhos Locais de Saúde. Instituídos em 2006 pela Lei Municipal 6.606, os conselhos locais auxiliam na aproximação da população local aos serviços ofertados pelos equipamentos de saúde e avaliam a política de saúde na área de abrangência das suas unidades de referência, seguindo as diretrizes estabelecidas nas conferências municipais e no Conselho Municipal de Saúde.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui