Comenda Maurício de Oliveira homenageia 12 personalidades culturais em 2024
Reconhecimento, respeito e valorização do setor cultural. A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura (Semc), marca o ano de 2024 com o retorno da concessão da comenda Maurício de Oliveira, que homenageia personalidades capixabas de destaque no cenário da cultura no município de Vitória, no Espírito Santo e até mesmo no Brasil.
A comenda, que não é concedida há três anos, homenageará 12 produtores culturais, escritores, músicos, pensadores e artistas. Os nomes dos agraciados foram definidos na tarde da última quarta-feira (19) no palácio Jerônimo Monteiro pela comissão formada especificamente para esse fim.
A comissão de análise foi composta, de acordo com o decreto municipal nº 14.817/2010, por seis membros, sendo três representantes do poder público municipal e três representantes da sociedade civil, com nomes divulgados no último dia 7 de junho no Diário Oficial do Município de Vitória.
“É muito honroso para a Secretaria de Cultura de Vitória poder recuperar a história desse importante prêmio. A comenda leva o nome de um artista da mais alta representatividade e relevância para o cenário artístico de Vitória, do Espírito Santo e até do Brasil. Boa parte do mundo reconhece esse nome, Maurício de Oliveira como sinônimo de qualidade, competência e dedicação à cultura”, declarou o secretário municipal de cultura, Edu Henning.
Confira abaixo as personalidades que serão agraciadas com a comenda em 2024:
– Ângela Gomes.
– Cesar Resende Lemos (Cesar MC);
– Cristina Moreira;
– Elisa Lucinda;
– Ester Abreu;
– Helder Trefzger;
– Jamilda Bento;
– Juliano Enrico;
– Marcelo Guarani Werá Djekupé;
– Nerdin Montenegro;
– Roberto Menescal;
– Wagner Veiga;
A data da entrega da comenda será anunciada em breve pela Semc.
Maurício de Oliveira
A comenda Maurício de Oliveira foi instituída por meio de decreto municipal como forma de reconhecimento e gratidão ao trabalho do maestro que completaria 100 anos em 2025.
Maurício de Oliveira, nascido em Vitória, filho de pescador, passou a infância na região da Praia do Suá, período em que já se dedicava à música através do aprendizado do violão com seu irmão mais velho.
Recebeu no decorrer de sua vida inúmeros prêmios entre os quais se destacam o 2º lugar no Festival Internacional do Violão, em 1955, em Varsóvia, na Polônia e o prêmio da Fundação Cultural do Espírito Santo por sua contribuição ao desenvolvimento da música capixaba.
Foi professor de violão e diretor da Escola de Música do Espírito Santo, sendo considerado mestre de vários músicos da cidade de Vitória e uma das personalidades mais importantes na história da música popular do Espírito Santo.
Após seu falecimento, em 2009, a Faculdade de Música do Espírito Santo passou a se chamar Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira”.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui