Festa Junina leva alegria e entretenimento do Asilo dos Idosos de Vitória

Festa Junina leva alegria e entretenimento do Asilo dos Idosos de Vitória
Festa Junina leva alegria e entretenimento do Asilo dos Idosos de Vitória

Quem pensa que o asilo de idosos é um local sinônimo de silêncio, coisa sem graça ou um monte de pessoas sentadas na frente da TV, é porque não foi convidado ou não foi à festa junina que aconteceu na tarde desta sexta-feira (21), no Asilo de Idosos de Vitória. O espaço recebeu dezenas de pessoas que, junto com os internos, celebraram a vida ao som da sanfona e comidas típicas da ocasião.

Como o idoso Eugênio Reis, de 67 anos. Quem viu sua animação não poderia imaginar que ele havia acabado de receber alta do hospital, onde esteve internado por 20 dias, após passar por uma nefrectomia (remoção cirúrgica de um rim) em virtude de um câncer.

Fazendo movimentos com os braços, e junto com a sua cuidadora Stefani de Jesus Santos, Eugênio expressou sua alegria com a movimentação. “Eu sempre gostei de dançar quadrilha. Desse tipo de festa”, disse ele. Em conversa com a cuidadora, ele revelou que quando jovem se divertia nas festas juninas ao lado dos amigos e até conhecia algumas garotas.

Outro que esbanjava alegria e disposição era Edmundo de Jesus Lira, de 67 anos. O idoso, que tem comprometimento da fala devido a sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), era pura demonstração de que a música era uma grande paixão. Foi difícil vê-lo sentado para acompanhar a animação e a disposição de dançar ao som dos hits da banda foi preciso fazer um rodízio entre as cuidadoras e trabalhadoras do Asilo. Uma delas foi Renata Assis que disse: “Ele sente a vibração das músicas e se alegra. Dá para sentir olhando para a expressão facial dele”.

O presidente do Asilo dos Idosos, Robson Neto, disse que a proposta da festa junina era de reconhecer a dignidade, a qual todos tem direito de vivenciar.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, que esteve na festa acompanhando o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, disse que manter a socialização, o convívio, rememorar momentos vividos e criar novas memórias. “Sempre uma alegria participar do Arraiá no Asilo de Vitória”. Pazolini fez questão de saudar a todos e registar fotos ao lado da noiva da festa.