Gaming Parque: encerramento do projeto é marcado por emoção e gratidão
O projeto Gaming Parque, desenvolvido com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prezideu Amorim, localizada no bairro Bonfim, foi lançado em maio de 2023. Desde então, o projeto trouxe uma nova dimensão à educação e ao esporte, transformando uma das áreas da escola num espaço de treinamento. Sob a liderança da atleta medalhista olímpica e multicampeã no vôlei de praia, Adriana Samuel, os estudantes aprenderam gratuitamente a jogar games mobile de forma profissional.
O projeto, inédito no Espírito Santo, contou com o patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Seme). Além da capacitação em e-sports, o Gaming Parque ofertou cursos complementares de inglês e design gráfico. Os estudantes também tiveram acesso a estações de computadores equipadas para transmissões ao vivo de suas gameplays em jogos como League of Legends, Fifa e Roblox.
Ao longo do projeto, quatro turmas participaram das atividades, que contou inclusiva com aulas dedicadas ao inglês e design gráfico. A solenidade de encerramento do projeto foi marcada por muita emoção e satisfação por parte dos estudantes e dos coordenadores da iniciativa.
Adriano Abreu, coordenador do projeto, compartilhou sua experiência: “É muito gratificante ver o crescimento dos alunos desde o primeiro dia. Embora estejamos encerrando um ciclo, tenho certeza de que o aprendizado adquirido será levado adiante. Quem sabe possamos trazer outros projetos para a escola no futuro”, afirmou.
A diretora da unidade de ensino, Patrícia Maria, também expressou sua satisfação com o sucesso do projeto: “Primeiramente, só tenho a agradecer à comunidade. Foi um projeto que deu muito certo. A felicidade dos alunos ao participarem do Gaming Parque foi extremamente satisfatória”, disse.
De acordo com o estudante Paulo Vitor Coutinho Vitório, do 7º ano, o projeto Gaming Parque foi muito importante em sua vida. ‘Gostei muito de participar do projeto e aprendi muitas coisas sobre videogames e jogos, o que me incentivou a criar um canal no YouTube”, afirmou.
Segundo a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, o projeto Gaming Parque foi fundamental para a aprendizagem e experiência dos estudantes. “Estamos planejando outros projetos, incluindo uma surpresa que será anunciada em breve. Os estudantes vêm para aprender, mas, mais do que isso, devem sentir prazer em estar na escola”, concluiu.
O encerramento do Gaming Parque marca o fim de uma iniciativa transformadora, mas abre portas para novas oportunidades e projetos que continuarão a enriquecer a educação e o desenvolvimento dos estudantes em Vitória.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui