Saúde inicia visita para o monitoramento das estratégias de vacinação

Saúde inicia visita para o monitoramento das estratégias de vacinação
Saúde inicia visita casa a casa para o monitoramento das estratégias de vacinação

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) iniciou, nesta terça-feira (02), o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) para poliomielite e sarampo, proposto pelo Ministério da Saúde (MS) para todo o território brasileiro como compromisso assumido pelo país para a erradicação dessas doenças, em conformidade com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A ação vai até o dia 31 de julho.

“O objetivo é avaliar a situação vacinal contra poliomielite e sarampo das crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade, resgatar e vacinar as que não estiverem vacinadas ou que estiverem com o esquema vacinal em atraso”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Tatiane Comerio.

Em Vitória, a amostra definida pelo Ministério da Saúde para o MEV representa 496 crianças, 3% da população de 16.523 crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. No entanto, a Capital ampliará a amostra para 817 crianças, quase 5% dessa população com o intuito de aumentar a representatividade do estudo.

Para a população estar protegida contra essas doenças é preciso manter altas e homogêneas coberturas vacinais, sendo a meta preconizada de 95% de cobertura vacinal pelo MS. Atualmente, a cobertura vacinal é de 100,13% para poliomielite e 89,22% para o sarampo na capital.

Esse monitoramento será realizado pelas equipes das unidades de saúde por meio de visita casa a casa para verificação do cartão de vacinação, possibilitando identificar áreas onde há concentração de não vacinados. Os profissionais estarão identificados com o crachá da PMV.

MEV é uma estratégia importante para avaliar a cobertura vacinal, possibilitando identificar possíveis falhas que ocasionam a baixa cobertura e desenvolver estratégias para ampliar a vacinação e atingir as metas vacinais, protegendo a população contra essas doenças.