Com ações adotadas pela gestão Pazolini e integração das forças de segurança, Centro de Vitória tem redução de 38% de roubos e 24% de furtos em 2024
Vitoria tem se tornado uma cidade cada vez mais segura para todos. Uma prova disso é a diminuição de assaltos na capital. No primeiro semestre deste ano, houve uma queda de 38% nos registros de roubos em geral no Centro de Vitória, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Os dados do Observatório de Segurança Pública apontam que, de janeiro a junho de 2023, foram 515 registros de delitos. Já no mesmo período deste ano, o número passou para 320. Os furtos na região também reduziram em 24%.
“É a materialização de uma combinação de esforços entre as forças de segurança, encabeçados pela Guarda Civil Municipal de Vitória, que está se consolidando como uma referência em segurança pública na Grande Vitória. Temos investido em tecnologia e capacitação dos nossos agentes, além de planejamento estratégico”, descreve Amarílio Boni, secretário de Segurança Urbana de Vitória.
TECNOLOGIA
A implantação de tecnologias avançadas, como câmeras de vigilância em pontos estratégicos da cidade e sistemas de monitoramento inteligente, tem ampliado a capacidade de atuação da Guarda de Vitória.
Na cidade, são 1.069 câmeras ligadas 24 horas a serviço da Guarda de Vitória. Este ano, foram adquiridas e instaladas 104 câmeras com Inteligência Artificial, o que aumentou ainda mais a possibilidade de comportamentos suspeitos.
“A implementação deste planejamento representou um marco de esforços para fortalecer as políticas de segurança em nossa cidade. Estamos comprometidos em garantir um ambiente seguro e tranquilo para todos os cidadãos, e essa reestruturação é um dos pilares fundamentais para alcançarmos esse objetivo. Temos, hoje, uma base sólida para enfrentar os desafios de segurança e promover o bem-estar dos moradores de Vitória”, ressalta Amarílio Boni.
Outra aposta foi o SOS COMÉRCIO, um aplicativo que está sendo utilizado por lojistas cadastrados e que permite o acionamento rápido da Guarda de Vitória e acesso às câmeras da loja (somente após o botão ser apertado). Desde sua implantação, em outubro de 2023, nenhum comerciante precisou acionar o aplicativo.
A popularização da ferramenta deve acontecer a partir dos acionamentos para que sejam feitas as adaptações necessárias.
Editor-chefe, publicitário, jornalista e especialista em marketing político, com vasta experiência em gestão editorial, desenvolvimento de estratégias de comunicação e campanhas políticas de alto impacto.