Crianças de Aracruz receberam projeto ‘Baú de Histórias 2’, que reforça a importância da leitura
Ação incluiu a doação de um acervo de livros infantis e a realização de oficinas de contação de histórias
O projeto ‘Baú de Histórias 2’ chegou a Aracruz em sua 2ª edição, nos dias 16, 17 e 18 de outubro, com os objetivos de confeccionar e doar estruturas com acervo bibliográfico de obras infantis, além de realizar oficinas de contação de história por estruturas doadas.
Ao todo, foram beneficiadas 250 crianças por estrutura, totalizando 1.500. Em relação às oficinas, cada uma contou com 40 crianças, totalizando 240.
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Um dos ideais do projeto foi deixar um legado físico permanente nos espaços em que fez passagem, por meio de um repertório de materiais lúdicos, educativos e culturais.
Além disso, pretendeu proporcionar conhecimento e beleza através dos livros e da interação com brinquedos, estimulando a linguagem, criatividade e socialização. Já as oficinas de contação de história pretenderam levar conhecimento e encanto às crianças.
O projeto conta com monitor que auxiliará o público no espaço e também irá orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto ‘Baú de Histórias 2’ tem a produção da Cia Odu, apoio da Komedi e Sancell, com patrocínio da Imetame e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Instituições que receberam as estruturas e oficinas:
- Escola Municipal Ensino Fundamental Indígena YBYRAPYTANGA
- Centro Municipal de Educação Infantil Novo Irajá
- CEMEI CAIEIRAS
- Escola Irajá
- Escola EMEF Alvaro Souza
- EMEF Indígena Caeiras Velha
Sobre a Imetame: O Grupo Imetame atua em diversos mercados como metalurgia, rochas ornamentais, energia, logística e óleo e gás. A Imetame Metalmecânica é a empresa “mãe” do Grupo e tem mais de 40 anos de história e atua na fabricação, montagem e manutenção de grandes indústrias, atendendo clientes por todo país nas áreas de Papel e Celulose, Siderurgia, Mineração e Petróleo e Gás.
É um grupo de empresas com abençoados propósitos e crenças, que acredita que a companhia é um organismo vivo e tem as “pessoas” como sua essência.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.
A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Isabelle Mancini
Editor-chefe, publicitário, jornalista e especialista em marketing político, com vasta experiência em gestão editorial, desenvolvimento de estratégias de comunicação e campanhas políticas de alto impacto.