Brasil e Espírito Santo podem ser impactados por ciclone-bomba e uma frente fria que se aproxima
O Brasil se prepara para a possível chegada de um ciclone-bomba, fenômeno previsto para esta terça-feira (12). Apesar da frente fria em alto-mar ter perdido intensidade nas proximidades do sul da Bahia, ela ainda está influenciando o clima, contribuindo para a canalização de umidade vinda do norte do país até áreas do interior do Nordeste, segundo informações do Climatempo.
Ao longo desta segunda-feira (11), uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, trazendo consigo a expectativa de chuvas e rajadas de vento intensas, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.
O chamado ciclone-bomba ocorre quando há uma rápida queda na pressão atmosférica no centro de um sistema ciclônico, processo conhecido como ciclogênese explosiva. Essa redução abrupta na pressão resulta em ventos fortes e tempestades.
Previsão para o Espírito Santo e Sudeste
No Espírito Santo, a expectativa é de chuvas irregulares, principalmente no norte e sul do estado, enquanto a região central deve registrar tempo mais firme. Em outras áreas da Região Sudeste, como São Paulo, Rio de Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais, o sol deve aparecer entre nuvens, com a umidade do ar podendo cair abaixo de 30% em algumas partes do interior paulista.
Mesmo com a diminuição das chuvas mais intensas, o clima segue instável em algumas áreas do Sudeste, ainda sob a influência da umidade que vem do norte.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui