Pazolini visita obras na Fonte Grande
A maior parte do município de Vitória fica em uma ilha, que possui 40% do seu território formado por morros. Durante sua urbanização foram construídas 612 escadarias e rampas, que totalizam 54 quilômetros de vias fundamentais para a mobilidade de dezenas de milhares de moradores da cidade.
Para recuperá-las, a Prefeitura de Vitória lançou o Programa Escada Acessível. Três empresas venceram as licitações e estão executando as obras. O investimento é de R$ 60,7 milhões com recursos próprios. Já foram concluídas obras em 71 escadarias e outros 58 destes equipamentos estão com intervenções em andamento.
As 612 escadarias, que totalizam 54 quilômetros, se dispostas em linha reta, nos levariam até o município de Domingos Martins, na região Serrana. Pela primeira vez nas últimas décadas, a Prefeitura de Vitória contratou a reforma e reconstrução de todas as escadarias com deficiência na acessibilidade ou danos nas estruturas.
O prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, visitou escadarias em obras na Fonte Grande.
“Hoje, visitamos as obras de recuperação das escadarias. Estas intervenções trazem dignidade para as pessoas que residem nas partes mais elevadas da cidade, facilita a mobilidade e humaniza o espaço público”, afirmou o prefeito.
O secretário de Obras, Gustavo Perin, acompanhou a visita.
“Estas obras são importantes para as comunidades. São intervenções no Programa Escada Acessível. Com a obra pronta a mobilidade das pessoas muda para melhor. Junto com a mobilidade trazemos segurança – com os corrimãos – e saneamento, pois refazemos as redes de esgoto e de drenagem. A recuperação é completa”, explicou.
“Com certeza, mudou muito, agora é uma maravilha”, confirma a líder comunitária do bairro Rosa Júlia. “Em vista do que a gente passava por aqui antes, hoje nós estamos no céu. Aqui era barro puro”, lembrou.
As obras
Para agilizar o plano de intervenção, ampliando a capacidade de executar obras em todos os pontos necessários, a secretaria de Obras dividiu a cidade em três grandes áreas, considerando a proximidade e o relevo locais.

Três contratos foram elaborados e licitados e três empresas estão executando as obras.
Escadarias já foram concluídas nos bairros: Ariovaldo Favalessa; Caratoíra; Centro; Forte São João; Gurigica; Ilha do Boi; Itararé; Fonte Grande; Jesus de Nazareth; Consolação; Resistência; Romão; Santa Martha; Santa Tereza; Santo Antônio; Santos Dumont; Santos Reis; São Benedito e Tabuazeiro.
Obras estão sendo executadas nos seguintes bairros:
Ariovaldo Favalessa; Bonfim; Caratoíra; Centro; Consolação; Conquista; Cruzamento; Fonte Grande; Forte São João; Fradinhos; Gurigica; Itararé; Joana D’Arc; Jesus de Nazareth; Mário Cypreste; Praia do Suá; Resistência; Romão; Santa Martha; Santa Tereza; Santo Antônio; Santos Reis; São Cristóvão; São Pedro; Santos Reis; Tabuzeiro e Vila Rubim.
A demanda é do Demanda do Plano Vitória – Planejamento Estratégico 2021-2024 no Pacote Urbanização: Promover a urbanização e a qualificação dos espaços e dos equipamentos públicos, especialmente nas áreas mais necessitadas da cidade.
VEJA TAMBÉM…
Pazolini lança Centro de Educação Ambiental no Horto de Maruípe

Editora e proprietária do Makeupzetum, um espaço dedicado ao universo da beleza feminina. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique aqui e me siga no instagram