Gestão Pazolini impulsiona valorização imobiliária no Centro de Vitória, com projeção de 57% até 2029

Gestão Pazolini impulsiona valorização imobiliária no Centro de Vitória, com projeção de 57% até 2029

Diversas obras de requalificação estão levando mais valorização a todas as regiões de Vitória. E no Centro da capital não seria diferente. Com todas as intervenções, a vida comercial do local está retomando seu protagonismo, além de levar mais qualidade de vida para os moradores.

É o que demonstram pesquisas de mercado e projeções de valorização imobiliária para os próximos anos. Com base em tendências de mercado e nos avanços urbanos realizados pela Prefeitura de Vitória na cidade, o valor do metro quadrado no Centro pode chegar a valer até R$ 4.600,00. Isso significa uma valorização acumulada de até 57% entre 2025 e 2029. Os dados foram obtidos a partir de levantamento do Índice FIPZAP.

“A Prefeitura de Vitória tem o compromisso de impulsionar o Centro de Vitória, levando mais qualidade de vida para os moradores e impulsionando a economia para comerciantes locais. Para isso, estamos implementando um conjunto de mudanças significativas com ações planejadas e soluções urbanas, ressignificando assim a região”, destaque a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Cris Samorini.

Requalificação do Centro

A Prefeitura de Vitória tem realizado inúmeros investimentos para revitalizar e requalificar o Centro da cidade. O objetivo é recuperar sua importância local para viver e investir. Além dos projetos concluídos, como o Mercado da Capixaba, o Museu Capixaba do Negro (Mucane) e o Viaduto Caramuru, também está em andamento a reforma da Praça Getúlio Vargas e a construção do Mirante do Porto.

O Centro também ganhou um novo estacionamento público com quase 150 vagas, na altura da Igreja Batista e os novos galpões do Porto de Vitória.

As ruas Sete e Gama Rosa também passarão por obras de requalificação. A orla da Beira-Mar também será revitalizada.

De 2021 a 2024, foram desenvolvidos 18 projetos para a área central, norteados por medidas urbanísticas para garantir as seguintes qualidades urbanas: acessibilidade plena; atualização de equipamentos existentes; criação de espaços de dinamização dos usos; estímulo da frequência de usuários locais e visitantes.

Em suporte às intervenções urbanas, a requalificação da área Central trouxe a publicação da Lei do Retrofit, que se destaca como uma iniciativa que promove transformações notáveis na cidade. É dedicado à reabilitação de edifícios existentes e visa estimular o desenvolvimento econômico e preservar o patrimônio histórico, cultural e turístico da região.

Desde a publicação da Lei do Retrofit, em outubro de 2022, seguida pelo Decreto de regulamentação em junho de 2023, até abril de 2025, um total de 39 edificações foram qualificadas para receber os benefícios fiscais. Isso representa um conjunto de 1.656 unidades imobiliárias, entre residências e estabelecimentos comerciais.

A vida cultural no Centro de Vitória também está mais viva do que nunca! O desfile das escolas de samba do Carnaval de Vitória ultrapassa a marca de R$ 40 milhões em movimentação financeira e gera seis mil empregos diretos e indiretos, consolidando-se como um importante catalisador de oportunidades de trabalho na cidade.

E os blocos de rua levaram mais de 500 mil pessoas para o Centro, um número expressivo que reflete o sucesso do evento. Com a grande movimentação de foliões, a ocupação hoteleira chegou a 90% nos quatro dias de folia, enquanto o setor de bares e restaurantes registrou um aumento de pelo menos 30% no movimento, superando as expectativas.

Aprenda com um campeão: Esquiva Falcão ministra aula especial de boxe no Centro de Vitória