PMV inicia cronograma de reforma das Praças dos Namorados e dos Desejos

PMV inicia cronograma de reforma das Praças dos Namorados e dos Desejos

A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação(SEDEC) iniciou um importante processo na construção de propostas de requalificação da Praça dos Namorados e da Praça dos Desejos, localizadas, respectivamente, no bairro Praia do Canto e em Santa Helena.

Frequentadas diariamente para diferentes fins, esportivos, lazer e social, as praças juntas somam mais de 100 mil m², o equivalente a 10 campos de futebol oficial, cada um com cerca de 10.000 m². Atuar nesses espaços exige, além de diálogo, estudos e planejamento técnico abrangente.

Para o desenvolvimento da proposta, o município pretende dialogar com os principais envolvidos e trabalhar com eixos ambiental, econômico e social. A Sedec elaborou um cronograma de diálogos diretos com representantes municipais, como vereadores, secretários, associação de moradores e representantes de segmentos esportivos. O objetivo é, por meio da escuta ativa, captar ideias e anseios de cada setor, para que a partir disso, seja elaborado um projeto a ser analisado e aprovado.

“Essa praça tem um papel estratégico não apenas para o bairro onde está localizada, mas para toda a região metropolitana. Por isso, estamos planejando uma reforma que reflita os valores de uma sociedade moderna: mais sustentável, inclusiva e conectada com a diversidade de usos urbanos.

Queremos que essas praças permaneçam sendo um lugar de encontro, convivência e inspiração — um espaço que represente o futuro das cidades que pensam nas pessoas em primeiro lugar”, disse Cris Samorini, Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação.

Os valores ambientais são ativos importantes da identidade das praças com árvores de grande porte e áreas ajardinadas que atraem fauna e tornam o lugar icônico na capital. No viés econômico, se busca diversificação com a atratividade para gastronomia com o empreendedorismo incentivado através de feiras temporárias, lanchonetes e restaurantes.

Já a ampliação do espaço para atividades esportivas traz acolhida para a sociabilização entre os frequentadores, diversificando perfis sociais e etários no mesmo espaço.

O projeto seguirá diretrizes importantes, como: tratar a área com caráter de parque urbano em harmonia com a APA Baía das Tartarugas; predominância de espaços ao ar livre, áreas verdes permeáveis; aumentar o tempo de utilização das praças; qualificar os espaços de lazer infantil e propor equipamentos de caráter inclusivo e sensorial; garantir interconectividade nos deslocamentos de pedestres e ciclistas, mobilidade ativa.