INSS começa hoje a avisar vítimas da fraude; veja como saber

O Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) inicia nesta terça-feira (13/05) a avisar as vítimas da fraude de descontos irregulares. É possível que esses descontos possam ter desviado cerca de R$ 6 bilhões de 9 milhões de vítimas.
O aviso será feito exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site do INSS. O órgão informa que não telefonará para os beneficiários e não enviará mensagens de SMS.
Além do aplicativo e do site, os aposentados e pensionistas que quiserem saber se foram ou não vítimas do esquema fraudulento podem entrar em contato com o INSS por meio do telefone 135.
A contestação de descontos irregulares abrange o período de março de 2020 até 2025, que é o prazo prescricional. O sistema gera uma cobrança automática à associação, e o INSS defenderá o beneficiário.
A entidade que receber a reclamação terá 15 dias úteis para comprovar o vínculo do reclamante com a entidade. Caso não comprove, terá mais 15 dias úteis para devolver o dinheiro ao INSS, que o passará integralmente ao reclamante. Se não comprovar ou devolver o dinheiro, uma ação será encaminhada à AGU.
(Com informações do Gazeta do Povo. Imagem: Agência Brasil)

Jornalista, formado em Gestão Pública e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político há mais de 15 anos.