Após 37 anos de PMV gerente da Fafi se aposenta e recebe homenagem
A tarde desta quarta-feira (30) foi de emoção. O que era para ser o encerramento do primeiro semestre das turmas de dança da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi se transformou em um ato de reconhecimento e gratidão a Zila Nascimento Oliveira, gerente da instituição, que se aposentou hoje, após 37 anos de serviços prestados à Prefeitura Municipal de Vitória.
“Servir à Prefeitura foi uma grande honra. Fiz amigos por onde passei. Para os alunos da Fafi, deixo a mensagem de que persistam, se aperfeiçoem e acreditem em si mesmos”, disse Zila, diante das turmas da 4ª, 6ª e 8ª séries dos cursos básicos de Dança e também da turma de Técnico em Dança.
Em uma tarde que reuniu alunos, seus familiares e a equipe da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), o público assistiu a apresentações de exercícios de dança e a uma peça teatral do ator e professor Antônio Apolinário, “Dona Margarida”, que homenageou a gerente da instituição, destacando características como determinação e disciplina na formação do cidadão.
Legado
Para o titular da Semc, Luciano Gagno, Zila deixa um legado por todo o tempo que esteve à frente da Fafi, nos últimos 14 anos.
“Zila é uma pessoa muito importante na história da Fafi e na manutenção da sua existência. Ela faz parte da cultura de Vitória e da cultura capixaba e cuidou brilhantemente dessa escola, referência em teatro, música e dança, nos últimos 14 anos. Entre as suas conquistas, está a obtenção do reconhecimento do curso Técnico em Dança e Teatro, uma vitória muito grande”, disse Gagno.
Zila foi agraciada com flores e uma placa onde se lia: “Em reconhecimento e homenagem pela incansável dedicação, brilhante atuação e uma história de trabalho e desafios que conquistaram o nosso respeito e admiração durante os 37 anos em que serviu ao município de Vitória”.
História
Capixaba, Zila estudou em escolas públicas municipais e estaduais. Iniciou sua carreira como voluntária no projeto Mobral de Educação para Adultos, na comunidade da Fonte Grande, em 1982.
Fez o Magistério, curso dedicado à formação de professores, no Instituto de Educação Professor Fernando Duarte Rabelo, entre os anos 1983 e 1985.
Em 1984, ingressou na Prefeitura de Vitória, passando a atuar com turmas de alfabetização até o 4º ano do Ensino Fundamental. Em 1992, passou a compor a equipe de Assessoria ao Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação (Seme), para implantação do projeto Bloco Único na rede municipal.
De 1993 a 1999, coordenou a equipe de Formação Continuada de Professores de Vitória.
De 2003 a 2007, coordenou a equipe do Centro Regional de Ensino Aberto e a Distância da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), quando voltou a coordenar a equipe de Formação Continuada do Município, até agosto de 2007.
A história com a Cultura e com a Fafi começou, também, em 2007, ao integrar, como pedagoga, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) na escola.
De 2009 a 2011, tornou-se especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, pela Universidade de Brasília (UnB). Em 2011, concluiu a Especialização em Formação de Mediadores em EAD, pela Ufes.
Em 2013, passou a gerenciar a Fafi, dedicada à formação humana, artística e cultural.
Reprodução: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.