Projeto inédito em Vitória garante acessibilidade e mobilidade em escadarias

Projeto inédito em Vitória garante acessibilidade e mobilidade em escadarias

Reforma da Escadaria Maria Ortiz
Reforma da Escadaria Maria Ortiz (ampliar)

A maior parte do município de Vitória fica em uma ilha, que possui 40% do seu território formado por morros. Durante sua urbanização foram construídas 612 escadarias e rampas, que totalizam 54 quilômetros de vias, fundamentais para a mobilidade de dezenas de milhares de moradores da cidade.

As 612 escadarias, que totalizam 54 quilômetros, se dispostas em linha reta nos levariam até o município de Domingos Martins, na região Serrana. Para recuperá-las a Prefeitura de Vitória lançou o Programa Escada Acessível. O investimento é de R$ 60,7 milhões com recursos próprios. Já foram concluídas obras em 121 escadarias e outros 44 destes equipamentos estão com intervenções em andamento.

Abordagem inédita

Pela primeira vez nas últimas décadas, a Prefeitura de Vitória contratou a reforma e reconstrução de todas as escadarias com deficiência na acessibilidade ou danos nas estruturas. Para agilizar o plano de intervenção, ampliando a capacidade de executar obras em todos os pontos necessários, a secretaria de Obras dividiu a cidade em três grandes áreas, considerando a proximidade e o relevo locais.

Além da reconstrução dos degraus e instalação de corrimão, todas as escadarias têm refeitas suas redes de esgoto e drenagem de águas das chuvas. Assim, além de cuidar da mobilidade das pessoas a Prefeitura de Vitória cuida do saneamento básico.

Três contratos foram elaborados e licitados e três empresas estão executando as obras. Escadarias já foram concluídas nos bairros: Ariovaldo Favalessa; Caratoíra; Centro; Forte São João; Gurigica; Ilha do Boi; Itararé; Fonte Grande; Jesus de Nazareth; Consolação; Resistência; Romão; Santa Martha; Santa Tereza; Santo Antônio; Santos Dumont; Santos Reis; São Benedito e Tabuazeiro.

Obras estão sendo executadas nos seguintes bairros: Ariovaldo Favalessa; Bonfim; Caratoíra; Centro; Consolação; Conquista; Cruzamento; Fonte Grande; Forte São João; Fradinhos; Gurigica; Itararé; Joana D’Arc; Jesus de Nazareth; Mário Cypreste; Praia do Suá; Resistência; Romão; Santa Martha; Santa Tereza; Santo Antônio; Santos Reis; São Cristóvão; São Pedro; Santos Reis; Tabuzeiro e Vila Rubim.

A demanda é do Demanda do Plano Vitória – Planejamento Estratégico 2021-2024 no Pacote Urbanização: Promover a urbanização e a qualificação dos espaços e dos equipamentos públicos, especialmente nas áreas mais necessitadas da cidade.

Escadaria Djanira Lima é tombada como Patrimônio Histórico e restaurada
Escadaria Djanira Lima é tombada como Patrimônio Histórico e restaurada.
Entrega da Escadaria Benedito Elesbão Varejão e o Parque Kids
Entrega da Escadaria Benedito Elesbão Varejão. 
Fonte : Prefeitura de Vitória