Educação: Revezamento diário na rede de ensino é adotado para o segundo semestre

Educação: Revezamento diário na rede de ensino é adotado para o segundo semestre
Sala de Aula do CMEI Sinclair Philips com os protocolos de segurança

O segundo semestre letivo na rede municipal de ensino começa com mudanças. Um grupo de estudantes estará nas salas de aula às segundas, quartas e sextas-feiras e o outro grupo, às terças e quintas. Na semana seguinte, há a inversão.

O revezamento entre as turmas “azul” e “laranja” será diário. A novidade será colocada em prática a partir da próxima segunda-feira (26 de julho).

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) já vinha estudando a mudança no revezamento por razões pedagógicas, pois a alternância diária permite um vínculo mais próximo dos estudantes com a escola.

Diálogo

Na consulta realizada junto às famílias, o rodízio diário foi o preferido por quem tem os filhos matriculados na Educação Infantil. No Ensino Fundamental, a opinião foi que o revezamento deveria continuar sendo semanal. A equipe pedagógica avaliou, porém, que não seria possível manter dois modelos diferentes de revezamento na rede.

Por questões de adaptação das crianças menores e do início do revezamento na Educação Infantil, devido ao retorno dos grupos 3 e 4 aos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), a partir de 2 de agosto, a Seme decidiu pelo revezamento diário em todas as unidades de ensino.

“Nós consideramos a opinião das famílias, esse diálogo com a sociedade é muito importante para a Secretaria de Educação, mas, também, as questões pedagógicas e, especialmente, os processos de ensino-aprendizagem. Por isso, avaliando um cenário mais amplo da nossa rede de ensino, optamos pelo revezamento diário”, destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Como fica o revezamento

Em Vitória, as aulas retornaram nesta terça-feira (20) para os grupos 5 e 6 da Educação Infantil, para os estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No entanto, a mudança no revezamento começa a valer somente na semana que vem, inclusive na Educação Infantil (grupos 3, 4, 5 e 6). Na primeira semana, o grupo azul estará na escola na segunda, na quarta e na sexta-feira. Já o grupo laranja estudará na terça e na quinta-feira. Na semana seguinte, haverá a inversão: grupo laranja na segunda, quarta e sexta e azul na terça e quinta-feira.

Entenda o revezamento

Ensino Fundamental e Educação Infantil

Semana 26 a 30 de julho

  • Segunda, quarta e sexta-feira: grupo azul na escola
  • Terça e quinta-feira: grupo laranja na escola

Semana 2 a 6 de agosto

  • Segunda, quarta e sexta-feira: grupo laranja na escola
  • Terça e quinta-feira: grupo azul na escola

 

Reprodução: PMV