Práticas Integrativas do SUS são tema de fórum promovido pela Saúde de Vitória
Vitória promoveu o XIII Fórum Municipal de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do SUS com objetivo de divulgar as abordagens terapêuticas que visam prevenir agravos à saúde, a construção de laços terapêuticos, a promoção e recuperação da saúde e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade.
O encontro aconteceu, entre os dias 27 e 28 de novembro, na Escola Técnica do SUS (ETSUS), em Vitória, e contou com a presença da secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
“As Práticas Integrativas buscam um cuidado mais natural e menos medicamentoso para a saúde das pessoas, algo que sempre foi praticado pelas gerações mais antigas. E muitos desses ensinamentos chegaram até nós através de nossas mães, avós. Vitória reconhece a importância das Práticas Integrativas e vem apoiando essa iniciativa nos espaços da saúde municipal”, afirmou.
Na ocasião o coordenador da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, representando o Ministério da Saúde, Daniel Amado, enviou um vídeo para os participantes do Fórum Municipal elogiando a trajetória das PICS em Vitória e a iniciativa com o evento.
Para a referência em PICS de Vitória, a médica fitoterapeuta e homeopata, Drª Henriqueta Sacramento, além de trazer novas e importantes informações relacionadas às Práticas Integrativas, o evento também é um espaço valioso para compartilhar experiências e refletir sobre as PICS na saúde pública.
Atividades
O XIII Fórum Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde abordou a Medicina Ayurveda, com seu histórico e avanços no século XXI, inclusive na prevenção e tratamento de doenças crônicas, com a presença online do renomado médico e professor de Ayurveda, José Ruguê, e com a médica e professora Rosane Mageste.
Outro assunto levado ao evento foi a Interdisciplinaridade entre a Medicina Tradicional Complementar e a Medicina Integrativa no SUS em uma Mesa Redonda.
Os participantes ainda puderam escolher oficinas e vivências para praticar Yoga, Yoga do Riso, Musicoterapia, produção de sachês aromáticos para escalda-pés e Biodanza.
O evento também reservou espaço para divulgar iniciativas de geração de renda que tiveram início em serviços e atividades voltadas à saúde mental no município de Vitória. Assim, os participantes puderam adquirir materiais confeccionados por pacientes e contribuir com a Oficina Estampando Horizontes, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de São Pedro, com as Guerreiras da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santo André, na Grande São Pedro, ou também com a Oficina Perdendo da Linha, da UBS Grande Vitória.
Experiências Exitosas
O Fórum também abriu espaço para profissionais de saúde de todo o Espírito Santo apresentarem suas experiências na V Mostra Estadual de Experiências Exitosas em PICS. Com isso, os participantes puderam ver práticas e objetivos diversos relacionados às Práticas Integrativas.
Jardins Terapêuticos
O evento consolidou mais um importante momento de troca de experiências com o III Encontro Municipal dos Jardins Terapêuticos e Hortas Urbanas comunitárias, onde profissionais de saúde e munícipes dialogam sobre os desafios e benefícios presentes nesta prática.
Fonte : Prefeitura de Vitória

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.



