Projeto sobre cuidado e preservação ambiental é realizado em Vitória

Projeto sobre cuidado e preservação ambiental é realizado em Vitória
Foto: Reprodução

Cuidar do meio ambiente e preservar a natureza são deveres imprescindíveis para termos uma cidade melhor para todos. Compreender isso logo na infância é fundamental para que as crianças se tornem cidadãos conscientes.

Pensando nisso, a equipe pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ocarlina Nunes Andrade, em São Cristóvão, criou um projeto sobre preservação da natureza que tem encantado os pequenos dos grupos 5 e 6 do turno vespertino.

Com inspiração no livro “Vamos abraçar o mundinho”, da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, a professora Gislane Azevedo teve a ideia de confeccionar um boneco que representasse a história junto às crianças. O personagem foi todo caracterizado e batizado como “Mundinho” pelos pequenos.

Diversão e conhecimento

Projeto criou um personagem que representasse a história, ganhando o nome de “Mundinho”

Já vestida a caráter, a professora proporcionou muita diversão e contação de história, sob olhares atentos das crianças, sempre enfatizando os cuidados com o meio ambiente.

Para finalizar, houve um momento de dança com a música “Amigo Planeta”, da turma do Balão Mágico. A pedagoga da unidade de ensino, Guida Mesquita, ressaltou a importância de ações lúdicas no aprendizado das crianças.

“Essas ações colocam em prática um planejamento integrado, que evidencia atividades com potenciais para motivar e incentivar nas crianças a participação das aulas, mesmo com as complexidades do distanciamento social”, destacou.

 

João e o Pé de Feijão

Como parte do projeto de conscientização ambiental e para manter o vínculo com os pequenos, a equipe escolar proporcionou uma experiência para crianças e famílias. Após contação da história “João e o Pé de Feijão”, foi feito junto com os pequenos o plantio de sementes de feijão, utilizando sementeiras feitas com cápsulas de café vazias.

Eles puderam levar o experimento para casa, com o objetivo de cuidar da semente com a família e, ainda, observar o tempo de germinação durante os dias sem aulas.

Reprodução PMV