Tema da Unidos de Jucutuquara em 2020 “Griot” retorna como ação cultural em forma de vídeo

Tema da Unidos de Jucutuquara em 2020 “Griot” retorna como ação cultural em forma de vídeo
Carnaval 2020 - Jucutuquara

Engana-se quem pensa que o enredo de uma escola de samba morre logo após o carnaval. Prova disso é o tema da Unidos de Jucutuquara, “Griot”, que foi para a avenida no Sambão do Povo em 2020 e retorna agora como ação cultural, em forma de vídeo, com “Griot’s do Carnaval Capixaba”.

Para marcar o lançamento do trabalho, gravado no Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), a agremiação realiza na próxima terça-feira (24), a partir das 19h30, uma live. O evento será transmitido pelo Instagram @marina.zanchetta. Já o vídeo “Griot’s do Carnaval Capixaba” poderá ser conferido uma hora depois, às 20h30, no YouTube da Prefeitura de Vitória.

A pedagoga e porta-bandeira da escola de samba, Marina Zanchetta, explica que o objetivo do projeto é salvaguardar a arte, os saberes e os fazeres envolvidos no Carnaval Capixaba, por meio da entrevista com três grandes baluartes do samba capixaba: Luiz Fernando Barbosa da Jucutuquara, Carlos Augusto Vieira (Lajota) da Pega no Samba e Maria Anita Brasileiro Falcão da Piedade. “No projeto eles puderam contar suas histórias e memórias, interagindo seus saberes e culturas com os espaços do Mucane”, detalhou.

“O principal recado é que precisamos valorizar nossas personalidades do samba e as histórias que eles guardam na memória. Tudo isso merece e precisa de registros para que possam ser utilizados por gerações futuras”, completou Marina.

A origem da expressão

A expressão Griot’s se refere aos indivíduos que na África antiga tinham o compromisso de preservar e transmitir tradição, cultura, histórias, fatos e conhecimentos através de sua música ou através da contação de histórias, passadas de geração para geração.

O projeto foi aprovado no edital 004/2019 de seleção de projetos de ocupação do Museu Capixaba do Negro na categoria Ação Cultural.

Convidados

A live que antecede o lançamento do vídeo contará com nomes de peso do samba. Entre os convidados estão Nilcemar Nogueira, doutora em Psicologa Social, mestra em Bens Culturais e fundadora do Museu do Samba no Rio de Janeiro, neta do famoso Cartola. Outro convidado ilustre é Luiz Fernando Barbosa, ex-presidente da Escola de Samba Unidos de Jucutuquara, integrante da velha guarda, coordenador do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do IFES e professor.

A mediação fica por conta da proponente do projeto, Marina Zanchetta.

“Na live Luiz Fernando representará os griot’s do carnaval capixaba enquanto Nilcemar representará os griot’s do carnaval carioca. O objetivo é intermediar um bate-papo a respeito de histórias e de memórias dos carnavais dos respectivos Estados, além de discutir a importância de salvaguardar a cultura do samba e do carnaval”, explicou Marina.

Reprodução PMV