Famílias de Vitória recebem título de propriedade
“Estou muito feliz mesmo!”. Verônica Maria Oliveira da Silva, de 66 anos, definiu em poucas palavras o sentimento do fim de uma espera. O Jaburu é o lugar onde ela e o esposo criaram os dois filhos e, agora, a família tem o título de propriedade da casa em mãos. Uma conquista. Verônica e mais 43 moradores dos bairros Jaburu e Santa Martha receberam, na noite desta quinta-feira (11), o Título de Regularização Fundiária. O evento, realizado na Casa do Cidadão, teve a presença do prefeito Lorenzo Pazolini.
Estiveram presentes, também, os secretários de Governo e de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Marcelo de Oliveira, de Assistência Social, Cintya Schulz, de Cidadania e Direitos Humanos, Neuzinha, a diretora-presidente da CDTIV, Camila Brandão, o deputado estadual Torino Marques e o vereador de Vitória Leandro Piquet.
Mais do que o reconhecimento de um direito e a segurança jurídica, o Título abre uma janela de possibilidades às famílias, garantindo a elas mais dignidade humana. Sem os procedimentos realizados pelo município, os ocupantes teriam grande dificuldade de obter o documento de propriedade do seu imóvel. A atual gestão já entregou mais de 600 títulos de propriedade.
Quem também recebeu o documento foi a senhora Maria Lucia Cristo dos Santos, acompanhada pela filha Luciana. Dona Maria Lucia, de 71 anos, nasceu, cresceu e constituiu família em Santa Martha. Ela mora na Rua Lea, que foi batizada com esse nome em homenagem à sua mãe. “Esse Título é uma bênção de Deus!”, disse.
“É um momento único. Não se trata apenas de um documento de papel, um documento físico. Além da ligação afetivo, o amor ao lugar que a gente mora, tem a questão de resolver micro conflitos sociais. Através desse documento que entregamos, nós estabelecemos os limites claros da propriedade. A partir de agora, cada um vai saber onde inicia e termina a sua casa, o seu terreno. Com o Título, as famílias têm uma garantia real do seu imóvel. Vocês, agora, vão ter o espaço para dizer que são proprietários! ”, disse o prefeito Lorenzo Pazolini.
O secretário de Governo e de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Marcelo de Oliveira, destacou o compromisso da gestão com os munícipes de Vitória. “O número de entregas que a Prefeitura de Vitória vai fazer em quatro anos será maior do que em 470 anos. Muitos moradores já não acreditavam mais que receberiam os seus Títulos. Mais do que resgatar a dignidade dos bairros, a Prefeitura, sob a liderança do prefeito Lorenzo Pazolini, tem falado de forma alta e clara: ´Nós vamos trazer paz e igualdade à cidade de Vitória”, disse o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Marcelo de Oliveira.
Reprodução PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.