Biblioteca Adelpho Poli Monjardim: lançamento de livros é realizado na próxima terça
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”. A frase de um dos maiores escritores e poetas brasileiros do século XX, Mário Quintana, exprime o sentimento da equipe da Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim ao convidar o público para o último “Encontro com o Escritor” de 2021.
O evento, que ocorre em formato virtual, na próxima terça-feira (7), às 19h30, no canal do YouTube do projeto “Viagem Pela Literatura”, reunirá os escritores Charles Araújo, Rita de Cassia Menezes e Sonia Rosseto.
Além de falar um pouco sobre as suas histórias e os seus processos criativos os três autores lançarão livros, na ocasião.
A ação conta ainda com a participação especial da contadora de histórias do grupo “Chão de Letras”, Tiana Magalhães.
Sem tempero
De nome inusitado, o livro do escritor e ilustrador Charles Araújo traz textos curtos com ilustrações do artista gráfico Gió.
“Na vida o alimento é sagrado, seja este para bichos ou gente. Mas quem será que “reclama” mais na hora de saciar a sua fome?”, provoca o autor.
“Este livro foi feito para divertir e ensinar as crianças por meio de reflexões sobre o ‘ponto de vista’ dos bichos do mato, que não pensam e dos seres humanos, sobre como o alimento que lhes dá vida é visto por cada um ao ser saciado”, completa Charles.
“Estamos falando de um livro capaz de cativar tanto uma criança a partir de cinco anos quanto um adulto com seus 90 anos de experiências e bem viver”, finaliza.
O sonho do Toninho
A escritora, artesã e contadora de histórias, Sonia Rosseto, lança a segunda edição do livro “O sonho do Toninho”.
“A proposta da obra é informar e refletir sobre a questão do lixo descartado no manguezal. Sendo do conhecimento de todos que, o manguezal é um ecossistema com muitos nutrientes, o livro conta de maneira lúdica, o sonho de um menino que assiste a uma pesca terrível: quatro homens numa pescaria e bebedeira jogam garrafas vazias e outras sujeiras no manguezal. Não bastasse a bagunça feita pelos pescadores, jogam também um feto e, com isso, os caranguejos saem em passeata. Toninho ao acordar, toma a decisão de falar com o professor para convocar as escolas a fazerem um mutirão de limpeza, no manguezal”, revela a autora.
“O livro é um convite para olharmos com carinho e cuidado a questão ambiental e principalmente o manguezal”, completa.
Membro da Academia Feminina Espírito-Santanse de Letras, Sonia se diz “cantadora” de suas histórias, pois canta suas histórias ao invés de contar.
Poesias de pedra
Mestre em Linguística, a escritora Rita de Cassia Menezes apresenta seu novo livro “Poesias de Pedra”.
As histórias que ilustram o “livro-arte”, como denomina a autora, apresentam de maneira lúdica, três pontos turísticos do Espírito Santo: a Pedra da Cebola, a Pedra do Penedo e a Pedra Azul.
“São monumentos artísticos do nosso estado e as poesias dizem sobre encantamento, fantasia e beleza dessas obras esculpidas por Deus. O livro mostra a integração perfeita entre a arte e a literatura que, juntas, transitam o mesmo caminho, envolvendo informação e magia entre cores e palavras”, afirma a escritora.
Serviço
O que: “Encontro com o Escritor”
Quando: terça-feira (7) às 19h30
Onde: YouTube do “Viagem pela Literatura”
Classificação indicativa: Livre
Reprodução PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.