Ales: novo Carmélia promete reforçar área cultural
O tradicional Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, em Vitória, promete se transformar em um importante equipamento para reforçar a área cultural capixaba. A Comissão de Cultura conheceu, em reunião virtual realizada nesta segunda-feira (6), o projeto de reforma do local, apresentado pelo diretor-presidente da Rádio e TV Educativa do Espírito Santo (RTV-ES), Igor Pontini Mesquita. Um dos destaques do projeto é a integração física das duas emissoras públicas, além da revitalização completa do teatro.
“A TV Educativa funciona no Centro Cultural Carmélia desde 2000 e a Rádio Espírito Santo em outro local, no bairro Mário Cypreste. E um dos primeiros pontos de discussão foi a necessidade de integração física desses dois aparelhos de comunicação, visto que já são integrados legalmente. Uma medida importante para nossa organização e funcionamento”, explicou Pontini.
Em outubro deste ano, o governo do Estado recebeu, por meio de contrato de concessão, a permissão da União para o uso do espaço cultural. A intervenção no Centro Cultural Carmélia faz parte do projeto Cidade Administrativa, voltado para fortalecer os serviços públicos que funcionam no centro de Vitória. A previsão de finalização da obra é 2024.
Pontini acrescentou que parte do projeto de reforma e restauração do espaço já foi feito pela Prefeitura de Vitória, que se planejava para restaurar o centro cultural. “Com a mudança do projeto para o Executivo estadual, o poder municipal nos cedeu os projetos que estavam prontos, o que nos economiza pelo menos um ano de trabalho. A parte arquitetônica, interna e externa, e de execução estão prontas. Nós trabalhamos em algumas adaptações por conta da necessidade de ajustar as demandas das emissoras de rádio e TV”, explicou o diretor.
Administrativamente, a gestão será da própria RTV-ES, mas os espaços multiusos, sendo o teatro o principal deles, serão organizados junto à Secretaria Estadual de Cultura (Secult). “O teatro é um espaço importante, simbólico para a cidade e para o Estado. E ele será pensado garantindo a participação da comunidade, para que seja um espaço sempre aberto”, contou Pontini.
A presidente da Comissão de Cultura, deputada Iriny Lopes (PT), destacou a importância do espaço. “O Carmélia tem para nós um sentido de pertencimento que estava se perdendo por falta de investimentos. Eu tenho uma expectativa muita boa com relação a esse projeto, com esse espaço se transformando em um local aberto à população e a classe artística, ajudando, inclusive, na formação do público”, pontuou.
O colegiado pretende fazer uma visita ao local quando as obras estiverem mais avançadas. “O Centro Cultural Carmélia é um símbolo da nossa cidade que estava passando por uma verdadeira decadência. Vamos acompanhar esse projeto de perto e com expectativa muito positiva”, disse o deputado Gandini (Cidadania).
Reprodução Ales
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.