Encontro de gerações: escola da Piedade celebra 25 anos

Encontro de gerações: escola da Piedade celebra 25 anos

Um encontro de gerações marcou a celebração dos 25 anos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Carlita Corrêa Pereira, que fica na Piedade. Desde profissionais que estavam na inauguração da primeira sede, jovens e adolescentes que passaram parte da infância na unidade de ensino até as turmas do grupo 6, que se despedem do Cmei ao fim do ano, estiveram presentes.

Entre as muitas histórias e memórias já escritas e contadas no Cmei Carlita, uma delas é a do músico Serginho Oliveira.

“25 anos é a minha idade, dá uma nostalgia muito grande estar aqui, ver muitas professoras que me deram aula. É muito bom ver todos bem e ver essas crianças que estão no Cmei hoje,” disse.

Também músico, Vitor Brandão lembrou com saudade sobre os tempos passados na unidade de ensino.

“O Carlita foi a nossa primeira vez de tudo, o meu primeiro palco quando eu aprendi a tocar piano, num Dia das Mães, onde eu escrevi o meu nome pela primeira vez. Em nome da minha turma, eu queria agradecer muito porque foi por esses acontecimentos na minha vida que eu passei a trabalhar com música e hoje trabalho com o coral Serenata de Favela, com cerca de 200 adolescentes. Eu sou e sempre serei muito grato, muito obrigado”, recordou.

O evento comemorativo ocorreu no Centro Comunitário da Piedade, na noite de quinta-feira (9).

25° Aniversário CMEI Carlita Corrêa Pereira

Unidade referência

Adriana Gomes, técnica de enfermagem, é mãe de três filhos. Todos eles frequentaram o Cmei desde os 6 meses de idade. “É uma creche muito boa, recomendo a todas as minhas amigas, as crianças já saem lendo, as professoras são muito dedicadas, fazem um trabalho de excelência”, elogiou.

Ela estava acompanha de Luan Igor, 15 anos, e Sophia Loren, 10 anos. Ele, mestre-sala mirim, e ela, bailarina e passista mirim da Unidos da Piedade.

“Lembro as músicas, as apresentações, as professoras espetaculares, que ensinavam muito bem. Foi com elas que aprendi a contar, a escrever meu nome, agradeço até hoje o Cmei, sem ele eu não estaria aqui”, contou Luan.

Foram as apresentações e trabalhos culturais realizados no Cmei que incentivaram em Sophia o gosto pela arte. “Foi muito bom pra mim estudar no Cmei. Eu gostava muito das professores que me ensinavam e aprendi a me apresentar na escola. Depois disso, sempre gostei de me apresentar, fui fazer balé e sambar também”, disse.

Trajetória

O Cmei Carlita Corrêa Pereira foi assim nomeado em homenagem à mulher negra e professora que morava na Piedade. Nascida no distrito de Guaraná, em Aracruz, mudou-se para Vitória na adolescência, onde começou a trabalhar como doméstica. Na capital, estudou na escola Maria Ortiz e concluiu o magistério em 1974, aos 42 anos, no Instituto Fernando Pessoa Duarte Rabelo.

A atual sede da unidade de ensino foi inaugurada em 1996. Na celebração dos 25 anos, duas dos sete filhos da professora Carlita estiveram presentes.

“Parece mentira, há 25 anos, estávamos inaugurando o Cmei. Hoje, estamos vendo essas crianças aqui e recordando tantas histórias que já foram escritas no Carlita”, destacou Marcela Avelino, que é professora aposentada da rede de Vitória.

“Eu e Marcela estamos muito lisonjeadas de participar dos 25 anos do Cmei. Onde nossa mãe está, ela está feliz e orgulhosa desse trabalho”, afirmou Penha Avelino.

André Sobral
25° Aniversário CMEI Carlita Corrêa Pereira

Presente e futuro

Atual diretora da unidade de ensino, Silvana dos Santos contou que está no Cmei Carlita desde sua inauguração, em 1996.

“Na história do Cmei tivemos muitas alegrias, muitas histórias para contar e outras que ainda virão. Hoje, já aconteceu uma mudança de geração, estamos recebendo os filhos dos nossos ex-alunos. Quero deixar meu agradecimento especial a nossa primeira diretora, Gileuza. A nossa equipe é uma família. Todo o nosso trabalho é feito em equipe. E tanto quem já esteve na direção quanto quem vai assumir no ano seguinte confia nessa equipe, é por isso que nos candidatamos à direção. Obrigada a todas e todos, mais uma vez”, destacou.

Eleita no pleito de outubro, Maria Luiza Martins estará à frente do Cmei Carlita a partir de janeiro.

“Aqui estão o passado, o presente e o futuro. O meu trabalho será uma continuidade desse trabalho de excelência que vem sendo feito no Cmei. Contem comigo”, saudou ela.

Presente no evento comemorativo, a vice-prefeita Estéfane Ferreira falou da importância do equipamento público para a Piedade. “Parabéns à comunidade, às crianças, a todos os profissionais e às famílias por esse marco de 25 anos do Cmei.”

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, também parabenizou os profissionais que estavam e estão no Cmei Carlita pelo aniversário da unidade de ensino.

“É uma emoção estar aqui. Estive no Cmei e conheci o trabalho desenvolvido, é um equipamento que de fato transforma e acolhe as crianças. E essa geração que está aqui hoje é a sociedade que virá amanhã. Vamos seguir com fé na vida e trabalhando pela educação de qualidade que todos os munícipes merecem. Parabéns.”