Secretaria Municipal de Cultura entrega projeto “A Arte é nossa” nos bairros da Piedade e Moscoso

Secretaria Municipal de Cultura entrega projeto “A Arte é nossa” nos bairros da Piedade e Moscoso

Os muros que separavam, agora unem, as paredes que limitavam, agora projetam cores e sonhos. Essa é a nova realidade dos moradores dos bairros nas regiões da Piedade e Moscoso.

A Prefeitura de Vitória por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realizou na manhã desta quarta-feira (15) a entrega da pintura do projeto “A Arte é nossa”.

A iniciativa desenvolvida por meio de trabalhos em artes visuais tem por objetivo distribuir uma série de artes pelos bairros de Vitória a fim de enaltecer a diversidade das regiões, suas culturas e vivências por meio das expressões do grafite e pintura mural.

Nesta primeira etapa foram entregues 511,31m² de área trabalhada, nos bairros Moscoso e Piedade, nas ruas Filomeno Ribeiro, José Correia Filho, Frei Antonio dos Mártires e na Escadaria 25 de Abril, abrangendo os muros do Telecentro, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Carlita Corrêa Pereira, na “Pracinha da Minhoca” e também de residências da região.

Estiveram presentes ao evento a vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfane, acompanhada do secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno e várias outras autoridades.

“Não é apenas uma pintura, é uma ação da Prefeitura de Vitória para trazer dignidade para a comunidade. Nós temos acompanhado essa região de perto e conseguimos chegar com formação, com educação e arte. Me alegra muito estar aqui nesse momento realizando mais essa entrega”, afirmou a vice-prefeita.

Leonardo Silveira
Entrega da Pintura do Projeto Arte É Nossa na Piedade e Moscoso

Para o secretário Luciano ações como a de hoje difundem, fomentam e valorizam expressões culturais produzidas por artistas locais.

“Estar hoje aqui na Piedade realizando uma entrega tão significativa é motivo de orgulho para nós da Cultura. Sabemos que fazer arte não é algo simples ou fácil no Brasil. Hoje temos em Vitória uma gestão que olha e que investe na Cultura. Mesmo em um período difícil de pandemia, conseguimos realizar grandes feitos, conseguimos estar junto de artistas locais e apresentar à comunidade verdadeiras obras de arte como as que hoje molduram as ruas desta região”, afirmou Luciano.

“Para além da arte, que por si só já expressa muito, trazemos com esse trabalho o necessário estímulo do sentimento de pertencimento da população em relação à ocupação dos espaços públicos”, completou o secretário.

Representatividade

Quem assina a intervenção artístico-urbana é Alexssandro Mello Furtado que contou também com a participação de jovens das comunidades e convidados.

“O objetivo do nosso trabalho foi abordar diferentes conceitos de representatividade junto aos moradores da região. Representamos as matas, passamos pelo samba e fechamos com mensagens de paz, projetando muita coisa boa para o futuro,” disse Alexssandro.

“Visitamos, junto com o secretário de cultura, vários moradores para conhecer as suas histórias e as histórias do bairro. Esta é uma região de muita tradição, que tem muita coisa boa para contar, mas que também passou por sérias situações de violência. Queremos com a arte trazer mais esperança, trazer de volta a capacidade de sonhar das pessoas, trazer motivação, valorização e sentimento de pertencimento às comunidades. Estou feliz e honrado em desenvolver esse trabalho”, completou.

Leonardo Silveira
Entrega da Pintura do Projeto Arte É Nossa na Piedade e Moscoso

Gratidão

Para a presidente do Movimento Comunitário do Bairro da Piedade, Claudia Rosana Almeida, a “Claudinha da Piedade”, a intervenção artística no morro é uma conquista.

“Eu só tenho o que agradecer primeiramente a Deus e ao prefeito Pazolini. Nosso bairro estava jogado às traças, isolado e por meio desse trabalho nosso bairro hoje tem outra imagem. Nós não queremos mais ser conhecidos só pela violência. Temos muita coisa boa para mostrar aqui”, afirmou a presidente.

Execução

O valor destinado para o projeto que abrange 700m² de área contemplada é de R$ 50 mil, provenientes do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura).

Uma segunda etapa do projeto já está em andamento no bairro Goiabeiras, com trabalho em uma área total de 189m², mais precisamente nos muros do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jacyntha Ferreira de Souza Simões e deve ser entregue até o final deste mês.

 

Prefeitura de Vitória