Vitória lidera ranking para ambiente de negócios na Grande Vitória

Vitória lidera ranking para ambiente de negócios na Grande Vitória

Empreender é uma atividade muito recorrente no momento e, para quem deseja investir nesta área, Vitória é apontada como destaque na Grande Vitória para a implantação de novas empresas e negócios.

O dado é apontado pelo Indicador de Ambiente de Negócios (IAN), pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

No estudo realizado com resultados de 2021, a Capital aparece em primeiro lugar, subindo no ranking em comparação a 2020. Entre os principais aspectos que se destacam estão infraestrutrura, qualidade de mão de obra, gestão fiscal e potencial de mercado, com destaque para diversidade econômica e tamanho de mercado.

Para o secretário de Desenvolvimento da Cidade de Vitória, Marcelo de Oliveira, isso acontece porque o município tem focado em ações para a geração e criação de empregos, como a rápida classificação de risco de novas empresas.

“Atualmente, a liberação de implantação de uma nova empresa ou negócio, a liberação de obras e reformas é analisada e aprovada em até 48 horas, e todo o sistema é on-line. Isso facilita bastante o dia a dia da população e a chegada de novos negócios em Vitória, que é a primeira Capital do Brasil a ter uma classificação de risco para aprovação ou não de um negócio em um prazo tão curto”, disse ele.

Outro ponto destacado pelo secretário é que 323 atividades econômicas de pequeno impacto ambiental estão isentas de licenciamento para atuar no município.

“As mudanças realizadas em 2021, comparadas a 2019, por exemplo, antes da pandemia, mostram que a procura para novos investimentos em Vitória cresceu em 40%. Há um conjunto de fatores que levam a esse crescimento. Não apenas em negócios, mas em várias ações para o desenvolvimento da Capital”, acrescentou Oliveira.

Vitória é destaque em primeiro lugar, seguida por Serra em segundo lugar, Vila Velha em terceiro e Cariacica em quarto.

 

Reprodução Folha Vitória