Lazer: projeto anima férias nos Serviços de Convivência de Vitória
Crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência cadastrados nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Capital participam do “Verão da Convivência”.
A ação, que teve início no dia 3 de janeiro, vai até o próximo dia 31. Com uma programação diferenciada, os encontros são realizados nas unidades dos Cajuns, Centros de Convivência da Terceira Idade (CCTI) e Centro de Referência para Pessoas com Deficiência (CRPD).
A programação é ofertada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Vitória.
O ‘Verão da Convivência’ foi planejado para estimular as relações protetivas e ampliar o ciclo de amizades, a garantia de direitos e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários junto aos munícipes. Durante o mês de janeiro, a programação é realizada de forma leve, lúdica e alegre, assim como o verão.
Ticiane Leandra, de 13 anos, é integrante do Cajun no Centro de Integração Social (CIS) Conquista. Ela participou das atividades e fez descobertas sobre o local onde mora e sobre a natureza do local. “Percebi várias coisas sobre a natureza que a gente não sabia. A visita guiada foi uma oportunidade para conhecer lugares que eu nunca tinha ido e para aprender coisas novas, principalmente sobre a natureza”, conta.
O senhor Estevam de Freitas, de 66 anos, participante do CCTI, também aproveita as atividades de verão, que além de oficinas, contam com jogos de vôlei adaptado, karaokê, jogos interativos e caminhadas ecológicas. “Para nós, foi muito importante essa consciência de que a natureza precisa da nossa ajuda. Com o material que foi recolhido da praia na caminhada ecológica, pudemos fazer bijuterias e artesanatos com o reaproveitamento do material”, explica ele.
No CRPD não foi diferente. Além das atividades desenvolvidas na unidade, foi realizada uma atividade externa no Parque Pedra da Cebola. Foi um momento de contato com a natureza, tranquilidade, diversão e também de muitas descobertas e aprendizados.
Segundo a orientadora social dos Cajuns, Leiliane Campos, o planejamento esteve recheado de brincadeiras para valorizar a infância, atividades externas e de intercâmbio entre as unidades. “A interação e vivência com grupos de diferentes ciclos etários permitem que os usuários visitem, explorem e conheçam diferentes locais. Isso é importante porque amplia sua leitura de mundo e cria novas perspectivas de futuro”, explicou.
Para a gerente de Serviços de Convivência, Cristina Silva, a convivência entre gerações diferentes promove melhora na cognição e no estado de humor. “Outros benefícios que também podem ser destacados são: a quebra do preconceito com o processo de envelhecimento, a troca de experiências dos mais maduros com os mais jovens, o fortalecimento de laços afetivos e a transferência de cultura e valores, favorecendo assim, a construção de uma sociedade mais respeitosa e tolerante”, afirmou.
Serviços
Os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos são ofertados pela Prefeitura de Vitória de maneira contínua, uma vez que, as vulnerabilidades se apresentam no cotidiano de todos. A Semas, por meio da Gerência de Serviços de Convivência, garante o direito a grupos de convivência durante o ano inteiro, sem interrupções.
Reprodução PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.