Exposição “Cidades (In)visíveis” promove seminário na Casa Porto
Em cartaz desde o último dia 6 de janeiro, na Casa Porto das Artes Plásticas, a exposição “Cidades (In)visíveis”, do acervo fotográfico de Tadeu Bianconi, com curadoria de Fernando Pessoa e projeto educativo de Juliana Pessoa, contará com uma atividade especial a partir dessa quarta-feira (9), às 19 horas: o seminário on-line “Porto de Ideias”.
Ao todo, serão cinco encontros, sempre às quartas-feiras, em que Tadeu Bianconi receberá diferentes convidados, de diversas áreas de conhecimento, para dialogar sobre assuntos que permeiam a temática da exposição.
Os bate-papos, que acontecem no canal Youtube da Mosaico, terão como tema central “A exposição ‘Cidades (In)visíveis’ sob a ótica da arte”.
As datas já confirmadas são: 09, 16 e 23 de fevereiro e 09 e 16 de março, sempre às 19 horas.
“Nosso seminário anteriormente aconteceria em um único dia, nas dependências da Casa Porto, porém, devido à pandemia, tivemos de transformá-lo em um evento de cinco dias em formato on-line. A vantagem é que, agora, podemos proporcionar a participação de pessoas que não moram no município e também aquelas que possuem algum tipo de dificuldade de deslocamento”, afirmou Tadeu.
Para participar, não é necessária inscrição prévia. Basta acessar o canal nos dias e horários marcados.
Convidados
Os encontros do seminário “Porto de Ideias” contarão com nomes de peso do cenário artístico cultural do Espírito Santo. Entre eles, estão: Adriana Viana, Ricardo Luís Silva, Tarcísio Bahia, Adilson Vilaça e Ekkehard Grote.
Quem abre a rodada de conversa amanhã, junto com Tadeu, é a fotógrafa e artista plástica Adriana Viana.
Graduada em Licenciatura Plena em Artes Visuais, com especialização em Filosofia e Arte, com estudos na área da fenomenologia, Adriana tem experiência na área artística, tendo como foco de atuação principal os temas ligados a fotografia, estética, filosofia e filosofia da imagem.
Ela é também uma das criadoras e escritora do site resumofotografico.com, bem como leciona em cursos e oficinas com ênfase em história da arte e fotografia.
Cidades (In)visíveis
A exposição “Cidades (In)visíveis”, que recebe o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), segue aberta ao público até o dia 06 de abril, de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 10 às 14 horas.
A exibição, que reúne no centenário prédio da Casa Porto fotos em preto e branco de diversas cidades do mundo, tem por objetivo apresentar uma visão poética das cidades por meio do diálogo entre fotografia e literatura.
“O projeto nasceu do encontro entre o acervo fotográfico com fotos em preto e branco de diversas localidades do mundo, com a leitura do livro “As Cidades Invisíveis” de um dos maiores escritores europeus do século XX, Italo Calvino. O diálogo não pretende ilustrar palavras com imagens nem representar imagens com palavras, mas compor fotografia e literatura numa relação em que uma reforça e intensifica as características poéticas da outra”, explica Fernando Pessoa.
A classificação indicativa é livre e a entrada é franca.
Protocolos
No interior da Casa Porto, o uso de máscaras e a utilização de álcool em gel são obrigatórios. O agendamento prévio não é necessário, porém, o número de visitantes é controlado no local.
Serviço
O que: Seminário “Porto de Ideias” da Exposição “Cidades (In)visíveis”
Abertura: Quarta-feira, 9 de fevereiro, às 19 horas
Próximas datas: 09, 16 e 23 de fevereiro e 09 e 16 de março, sempre às 19 horas.
Onde: Canal do Youtube da Mosaico Imagem
Horário: sempre às 19 horas
Classificação Indicativa: Livre
Mais informações: (27) 3132-5295
Reprodução PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.