Escola do Centro de Vitória amplia possibilidades com robótica educacional
Uma aula diferente, com problema para resolver de uma maneira bem diferente: construindo um robô. A Mostra de Robótica Educacional despertou a curiosidade e o entusiasmo dos estudantes do 8º e 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paulo, no Centro de Vitória.
Dentro da Escola da Ciência Física, eles acompanharam a apresentação do professor Ivanor Weiler, profissional referência do Centro de Ciência, Educação e Cultura (CECC).
“A atividade de robótica educacional é resolução de problema. E um dos objetivos é estimular a presença de meninas nas áreas de tecnologia. No fim do ano, teremos um torneio entre as unidades de ensino que receberão as atividades de robótica educativa, que será feito com base na Olimpíada Brasileira de Robótica, com uma proposta de resgate”, disse o professor Ivanor.
Segundo ele, nas turmas de robótica, os estudantes terão que busca soluções, criar tentativas, desenvolver trabalho em grupo, com capacidade de interagir de trocar ideia, e muito mais.
A Mostra de Robótica realizada na Escola da Ciência Fìsica apresentou aos estudantes o projeto “Robótica Educacional, Fabricação Digital e Metodologias Ativas: (Re)Inventando a Educação”, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação de Vitória (Seme) com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).
Interesse
Na apresentação, quando os robôs começaram a ser apresentados, a turma logo pegou os celulares para gravar as cenas. O que mais chamou a atenção da garotada foi o robô que resolver o cubo mágico a partir de cálculos matemáticos.
E já teve gente que brilhou o olho, querendo participar das turmas de robótica educativa na Emef São Vicente. Ao todo, são 80 vagas: 40 para a turma que farpa as atividades pela manhã e mais 40 para a turma que fará as atividades à tarde.
Mostra de Robótica Educacional na Emef São Vicente de Paulo.
Entusiasta da tecnologia, Yago Ferreira, 13 anos, não vê a hora de começar. “Eu acho interessante porque é um jeito novo pra mim de ver as coisas, a tecnologia pode dar muitas possibilidades, e é uma coisa que eu quero fazer. Acho que as invenções tecnológicas atraem muito e fazem o mundo evoluir, quanto mais projetos como esse existirem, melhor pode se tornar a nossa sociedade. Eu não tenho muitas oportunidades e agora eu vendo essa, vou me inscrever e participar”, disse.
Em busca de um currículo diferenciado para o futuro profissional Gabriela Montel Assis, 13 anos, também quer uma vaga na turma de robótica. “Achei legal, estou à procura de fazer essas atividades e vou me inscrever na turma. Eu quero entrar pra uma faculdade e acho que ter cursos diferentes vai ajudar. Achei muito interessante a atividade”, avaliou.
O projeto
Ao todo, serão 400 estudantes dos 8º e 9º anos das escolas de ensino fundamental de Vitória envolvidos no projeto. O projeto prevê a instalação de uma estação de robótica na Escola de Inovação, para atender a região do Centro de Vitória, e também a uma extensão dela para quatro Escolas Municipais de Ensino Fundamental. São elas: Emef Éber Louzada Zippinotti, em Jardim da Penha; Emef Edna de Mattos Siqueira Gaudio, em Jesus de Nazareth; Emef Maria José Costa Moraes, em São José; e Emef Alvimar Silva, em Santo Antônio.
Por meio da Robótica Educacional, os estudantes são capazes de explorar novas ideias e descobrir novos caminhos na aplicação de conteúdos e conhecimentos adquiridos em sala de aula e na resolução de problemas, desenvolvendo a habilidade de criar hipóteses, examinar soluções, estabelecer relações e obter conclusões.
O projeto de implantação da Robótica Educativa na rede municipal de Vitória foi contemplado no “Edital Nacional de Iniciação Tecnológica com Foco no Ensino de Programação 2021/2022 – Parceria Seme/CCEC E Ifes/CEFOR”.
Reprodução: PMV
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