“Circuito de Teatro e Dança de Vitória” retoma apresentações na próxima quinta (28)
Desde o último domingo (24) Vitória se tornou um grande palco de apresentações teatrais, circenses e de dança, na primeira edição do “Circuito de Teatro e Dança de Vitória”. O público deve ficar atento, pois o Circuito tem continuidade a partir da próxima quinta-feira (28), quando três grupos se apresentam no auditório da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi.
Cine Teatro Ribalta, In Pares Cia de Dança e o Grupo Escória prometem impressionar com muita arte o público participante.
Dança das Emoções
Abrindo o segundo dia do Circuito, às 15 horas, “Dança das Emoções”, do Ribalta, conta a história de Téo, uma garota que adora se aventurar pelo quintal da vó Cida e encarar os desafios e as emoções sempre nas pontas dos pés. A cada cercadinho ela aprende uma dança diferente de acordo com a emoção que fora plantada ali. A peça estimula a dança criativa de forma lúdica e interativa com o público infantil.
Inumeráveis
Às 19 horas, “Inumeráveis” da In Pares Cia de Dança, traz para o palco da Fafi impasses reticentes, de uma sociedade dividida, polarizada, com pouca memória, ou quase nenhuma, numa aparente desgovernança, sem rumos e refém de si mesmo, um jogo de pós-verdades e de reinvenções.
A apresentação, que foi a primeira criada pelo coletivo, retorna à cena para celebrar os 17 anos da companhia de dança contemporânea, com o mesmo coreógrafo, Gil Mendes. Além de Gil, haverá no palco mais três bailarinos, sendo um deles, Mauro Marques, da primeira montagem e os bailarinos Dielson Santos e Patrícia Bittencourt.
Com 45 minutos de duração, o espetáculo tenta refletir o hoje, este cenário atual de um país indiferente, à beira de um hospício ideológico, sobre a real necessidade da arte para a identidade cultural e para a história.
Carrego comigo todos os mortos que já amei
Com título intrigante, “Carrego comigo todos os mortos que já amei”, está marcada para às 20h15, também na Fafi.
Após um término de namoro os personagens principais ainda se veem presos um ao outro. Diante disso, um presságio começa a rondar a vida de ambos e eles devem se encontrar na beira do mar, onde aquele amor nasceu. Entre mares, rancores e construções, buscam no passado a resposta para uma questão: como se enterra um ciclo que não faz mais sentido?
Para participar
Para não perder nenhuma das atrações, que são gratuitas, o público deve ficar atento aos locais e horários das apresentações. Os participantes devem se dirigir ao local da apresentação com antecedência de 30 minutos para a retirada do ingresso.
Valorização da cultura local
O circuito é uma ação que reúne apresentações aprovadas no Chamamento Público nº 005/2021 de Seleção de Propostas – Lei Aldir Blanc, por meio do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura), da Secretaria de Cultura de Vitória (Semc), e busca promover e valorizar diferentes linguagens artísticas e manifestações culturais da cidade, uma das diretrizes do Plano Municipal de Cultura de Vitória.
Para o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno a realização do circuito fortalece os grupos criativos da capital, colabora para a formação de plateias e incentiva a divulgação da cultura capixaba.
“Nosso objetivo é o de apoiar, difundir e democratizar o acesso às mais variadas formas de manifestações culturais da nossa região. Nosso estado possui grandes talentos que merecem destaque e reconhecimento dos seus trabalhos. No que pudermos contribuir estaremos sempre prontos para atuar firmemente desenvolvendo e capacitando cada vez mais os nossos artistas”, afirmou.
As apresentações têm duração mínima de 45 minutos e são voltadas para crianças, jovens e adultos.
Confira abaixo a programação da semana:
Quinta-feira – 28 de abril | Auditório da FAFI
15h – “Dança das Emoções”, com Cine Teatro Ribalta;
19h – “Inumeráveis”, com In Pares Cia de Dança;
20h15 – “Carrego comigo todos os mortos que já amei”, Grupo Escória.
Sexta-feira – 29 de abril | Concha Acústica do Parque Moscoso
18h – “Blud Bird”, com Endi Ma.
Auditório da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi
20h15 – “Ilha da Comédia”, com Stand-Up Comedy.
Sábado – 30 de abril | Concha Acústica do Parque Moscoso*
10h – “Hoje tem palhaçada? Tem, sim senhor!”, com Grupo Árvore;
16h – “Ni una Ni uno”, com Cordão;
18h – “Andora Sem Fronteiras”, com Cia de Dança Andora.
Arena da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi
19h – “Pontos Cardeais”, com Grupo Cria;
Serviço
Circuito de Teatro e Dança de Vitória
Quando: 24, 28, 29 e 30 de Abril
Onde: Arena da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi
Av. Jerônimo Monteiro, 656 – Centro, Vitória.
Concha Acústica do Parque Moscoso – Av. Cleto Nunes, s/nº – Centro, Vitória
Reprodução: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.