Obra literária aborda temática da natureza para público infantil

Obra literária aborda temática da natureza para público infantil

Falar sobre a natureza para as crianças sempre é um grande desafio. Para tratar do tema sob o olhar muitas vezes questionador e curioso dos pequenos, será lançado, nesta quinta-feira (2), o livro “Meu Cântico à Natureza”, da escritora Vitória Sainohira.

A obra foi contemplada pela Instrução Normativa nº 001/2020 (Lei Rubem Braga), da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc).

“Meu Cântico à Natureza” é a primeira publicação da autora e se destina ao público infantil, pais e professores interessados na temática do meio ambiente. No livro de estreia, de acordo com a autora, foram tomados cuidados como elaborar poemas que respeitassem a inteligência das crianças, evitando lugares comuns e sentimentalismos.

“Cada poema foi trabalhado numa linguagem sofisticada e delicada, estimulando o pequeno leitor a descobrir por si mesmo as belezas da natureza e também da língua portuguesa”, afirma Sainohira.

Outro grande desafio da autora foi o idioma. Natural do Japão Sainohira possui uma língua materna que difere em muito da língua portuguesa, tornando a escrita do livro um grande exercício de cognição e descobertas.

O lançamento de “Meu Cântico à Natureza” acontece em duas diferentes datas: na próxima quinta-feira (2), às 19 horas, no Auditório da Biblioteca Pública do Espírito Santo “Levy Curcio da Rocha” (BPES) e, no dia 7 de junho, às 14h30, na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, no Centro Histórico de Vitória, em um evento destinado aos alunos da rede pública municipal de ensino de Vitória.

Na ocasião, a autora bate um papo com os estudantes esclarecendo aspectos do livro e também curiosidades sobre o tema e a construção da obra literária.

Parte da obra será entregue à comissão do Projeto Cultural Rubem Braga que os distribuirá às bibliotecas da rede municipal de ensino, bem como instituições como IFES, UFES e IPHAN.

Ilustrações

O livro conta com ilustrações de Janna Gomess, ilustradora capixaba que agregou cor e delicadeza do livro. Este livro é o seu quarto trabalho como ilustradora e o primeiro como designer.

O livro é uma publicação da Ayatori Editora, impresso pela GM Gráfica, com 20 ilustrações coloridas e 52 páginas.

Fonte: PMV