Descubra a ciência em brincadeiras e experimentos durante as férias
Um cubo com seis lados coloridos que desafia crianças, jovens e adultos. Você sabe montar o cubo mágico? O quebra-cabeça foi inventado em Budapeste, na Hungria, em 1974, pelo professor de Design Erno Rubik. As combinações possíveis entre as peças podem parecer infinitas, mas não são: é possível formar 43 quintilhões de posições (isso significa muitas, muitas mesmo!), porém, apenas uma é a correta.
Parece impossível montar o cubo mágico, mas existe solução! E, para que você possa, com o perdão do trocadilho, parar de quebrar a cabeça tentando resolver o cubo, a Escola de Inovação está com uma oficina dedicada a ensinar a ciência por trás da resolução desse quebra-cabeça.
A atividade faz parte da programação de férias dos Centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória (CCEC). São três horários pela manhã, 8h, 9h e 10h, e três horários à tarde, 13h, 14h e 15h, com oficinas programadas no local. Além do cubo mágico, também são ofertadas oficinas de robótica e de impressão 3D. No sábado, também haverá atividades, mas apenas na parte da manhã.
A Escola de Inovação é um espaço dedicado à cultura maker, à robótica, com uma proposta pedagógica de desenvolvimento da criatividade e do raciocínio por meio da resolução de problemas do dia a dia, buscando soluções e novos caminhos usando como ferramenta a tecnologia.
A oficina de robótica é aconselhável a partir de 10 anos. Já a impressora 3D e o cubo mágico, a partir de 12 anos.
Física
Dentro do mesmo prédio da Escola de Inovação, fica também a Escola de Física. Nesta quarta-feira (20), o tema das atividades é o Atrito, um tipo de força que está presente quando duas superfícies entram em contato. Por exemplo, quando caminhamos, empurramos o chão para trás e o atrito existente entre nossos pés e a superfície é o responsável por nos impulsionar para frente.
O espaço oferta sessões com um tema diferente a cada dia, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30. Amanhã, a oficina será disco derrapante, com acervo de experimentos: Duplo cone, alavanca, cama de pregos e roldanas.
Visitando o Nemo
A Escola da Ciência, Biologia e História destaca a natureza e a cultura regional por meio de um acervo centrado em temáticas capixabas: maquetes do patrimônio histórico regional, artefatos arqueológicos, utensílios de pesca, artesanato doméstico, alimentos resinados, painéis, fotografias, animais taxidermizados, dentre outros elementos.
Você sabia que o espaço possui cinco aquários com espécies de diversos ambientes aquáticos? Entre elas, está o peixe palhaço, que inspirou o personagem da animação “Procurando Nemo”.
Nesta quarta, a oficina “Caminhos da escrita” leva os participantes a viajar por civilizações antigas, compreendendo que ao longo da história da humanidade, surgiram diversas formas de escrita, as quais foram evoluindo dando origem à escrita como a conhecemos hoje. O espaço atende ao público das 8h às 12h e das 13h às 17h. A oficina é sempre às 10h30 e às 15h30.
Praça da Ciência
Se você resolver sair de casa para dar uma caminhada na orla da Curva da Jurema, praia da Guarderia, aproveite a sua manhã e inclua na programação uma visita à Praça da Ciência. Sim, na semana de férias o espaço estará aberto desde terça-feira, a partir das 8h.
O acervo do lugar é incrível, são 16 equipamentos que levam você a visitar o sistema solar e a redescobrir experiências que talvez tenha visto só nos livros de Física e Matemática. Por exemplo, o que acha de desafiar sua própria força, suspendendo o seu corpo por meio de um sistema de roldanas e polias? Se estiver em grupo, o trabalho em equipe é fundamental para conseguir equilibrar todo mundo em cima do disco de equilíbrio.
Além do acervo, quem já assistiu ao filme do Rei Leão, encontra na Praça dois exemplares da árvore Samanea, a árvore da chuva, que aparece na animação. Inclusive, o primeiro exemplar plantado na Praça veio diretamente da África! À tarde, com início às 15h, começam os encontros da programação “Com a palavra, o pesquisador!”
Nesta quarta, o pesquisador Marcelo Esteves, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), falando sobre “Ensino de Física: o aprendizado pela prática dos experimentos”.
Planetário
Mas, se você quiser fazer aquela super viagem sem sair da nossa capital, a partir das 15 horas, tem a programação de sessões no Planetário de Vitória! São seis horário diferentes, com quatro projeções na cúpula do espaço, simulando o céu, que encantam o público de todas as idades.
Às 15h e às 15h45, a exibição é “Sol, Terra e Lua”. Às 16h30 e às 17h15, “Da Terra ao Universo”. Às 18h, tem “Universo de Aventuras” e, encerrando o dia, às 19h, a sessão será “O homem na Lua”.
Para entrar nesse foguete, dois cuidados: é preciso usar máscara e apresentar comprovação de vacina contra a covid-19, regras instituídas pela Ufes. Cada sessão tem limite de 30 pessoas.
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira (20)
- Escola de Inovação
Duas salas com oficinas em três horários pela manhã, às 8h, 9h e 10h, e outros três horários à tarde, 13h, 14h e 15h. Na sala 1, a programação é impressão 3D e robótica. Na sala 2, cubo mágico.
A oficina de robótica é aconselhável a partir de 10 anos. Já a impressora 3D e o cubo mágico, a partir de 12 anos.
- Onde fica: Rua Padre José de Anchieta, s/n, Parque Moscoso
- Escola de Física
Tema: Atrito, com sessões das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30
Oficina: Disco derrapante
Acervo de experimentos: Duplo cone, alavanca, cama de pregos e roldanas
- Onde fica: Rua Padre José de Anchieta, s/n, Parque Moscoso.
- Escola de Biologia e História
8h e 9h: Visita guiada
10h30: Oficina caminhos da escrita
13h e 14h: Visita guiada
15h30: Oficina caminhos da escrita
- Onde fica: Avenida Dário Lourenço de Souza, Nº 790. Bairro Mário Cypreste (na entrada do Sambão do Povo).
- Praça da Ciência
8h: abertura para visitação do acervo com monitoria
15h às 16h30: Com a palavra, Marcelo Esteves, da Ufes
Apresentação: “Ensino de Física: o aprendizado pela prática dos experimentos”
- Onde fica: Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá (próximo à praia da Guarderia).
- Planetário de Vitória
15h e 15h45: Sol, Terra e Lua (infantil e fundamental 1º ao 5º ano)
16h30 e 17h15: Da Terra ao Universo (filme)
18h: Universo de Aventuras (fundamental 1º ao 5º ano)
19h: O homem na Lua (fundamental 6º ao 9º ano e adulto)
- Onde fica: Avenida Fernando Ferrari, 514, dentro do campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo.
A programação até domingo (24) você encontra aqui.
Fonte: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.