Contação de histórias marca terceiro dia da semana de aniversário da Biblioteca Municipal de Vitória
A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, localizada no Centro Histórico de Vitória, completa, na próxima sexta-feira (29,) 81 anos de existência e os festejos no templo literário e símbolo da cultura na capital seguem a todo vapor, desde a última segunda-feira (25).
Na tarde desta quarta-feira (27), a instituição recebeu em sua sede, no Casarão Cerqueira Lima, duas ações do premiado projeto “Viagem Pela Literatura”: “Encontro com o Escritor” e “Contação de Histórias”.
Anfitriã do “Encontro”, a escritora capixaba Lilian Menenguci recebeu o público, por volta das 14h30, para desbravar “Os medos de Lili”, junto aos estudantes, de 5 a 11 anos de idade, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Menino Jesus e Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paula.
Na sequência, também do projeto “Viagem pela Literatura”, aconteceu a contação de histórias, com as contadoras do Grupo Chão de Letras, Alzira Bossois, Eliana Zandonade e Luciana Merçon.
Quem esteve presente durante as atividades, junto às crianças e escritores, foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhado do secretário municipal da Cultura em exercício, Tiago Benezoli e da secretária municipal da Educação, Juliana Rohsner.
“Eu fico muito feliz de podermos celebrar essa data tão representativa que marca a história da Biblioteca. Esse lugar de educação e de formação social. Nosso objetivo é fazer com que os jovens que por aqui passam saiam com o compromisso, para além dessa geração, de construir uma sociedade melhor que saiba cuidar de todo o mundo”, declarou o prefeito.
“Acredito muito no livro como poder de transformação, um poder de humanização a partir da literatura para que a gente comece realmente a tocar a vida das pessoas”, completou Juliana.
A programação especial elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) em comemoração ao aniversário da Biblioteca, que vai até a próxima sexta-feira (29), inclui, além de ações do projeto “Viagem pela Literatura”, rodas de leitura, contações de histórias, encontro com escritores e lançamento de livro.
“Nessas mais de oito décadas a Biblioteca se consolidou como um dos mais fortes e representativos espaços da Cultura na capital e no estado. Nosso acervo composto por milhares de obras é referência para todo o Espírito Santo e até mesmo para o país. Aqui neste local além de difundirmos a literatura abrigamos a história do nosso povo”, afirmou Tiago.
As sete vidas
Amanhã (28), às 19 horas, tem lançamento de livro no Casarão. Luciano Máximo e Felícia Scabello lançam a obra “As sete vidas”. A ocasião contará ainda com apresentação musical e com um recital poético de microfone aberto.
Literatura e teatro
Encerrando a programação, na sexta-feira (29) às 19h30, está a atividade “Viver o Livro ao Vivo e em Cores”, com o grupo teatral Gota, Pó e Poeira.
A trupe apresenta a peça teatral “Estórias de um povo de lá” baseada nos contos “A terceira margem do rio”, “A menina de lá” e “As margens da alegria” do livro “Primeiras histórias” de Guimarães Rosa.
As atividades acontecem em horários variados. Confira a programação:
Quinta-feira (28)
Lançamento do livro “As Sete Vidas” com apresentação musical e sarau poético a partir das 19 horas (na sede da biblioteca).
Sexta-feira (29)
Viver o Livro ao Vivo e em Cores às 19h30 (na sede da biblioteca).
Onde fica a Biblioteca Municipal
Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim – Casarão Cerqueira Lima – Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro Histórico de Vitória
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12 às 19 horas
Mais informações: (27) 3381-6926
Fonte: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.